O Rio Claro Basquete conquistou a sua primeira vitória no Campeonato Paulista Feminino – 2014 ao superar o Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Uniesp/Presidente Venceslau, por 45 a 39 (18 a 24 no primeiro tempo), neste sábado (04 de outubro), na abertura rodada dupla realizada no ginásio Municipal Felipe Karan, em Rio Claro (SP), complementado a fase inicial da competição. As atletas mais efetivas foram a cubana Yulli Cruz, com 15 pontos, pelo time da casa, e Amanda, com 10 pontos, em favor da equipe visitante.
O time da casa começou a partida em ritmo muito forte e, aliado a baixa produção ofensiva do adversário, venceu o primeiro período por 13 pontos de diferença (16 a 03). No segundo período, o jogo se inverteu, com a equipe de Presidente Venceslau se recuperando e passando a comandar o marcador (02 a 21).
Na volta do intervalo, o time da casa conseguiu uma pequena vantagem (12 a 08) e cresceu mais um pouco no período final, chegando ao seu primeiro resultado positivo no campeonato (15 a 07).
“Este foi um resultado importante, já que vencemos a equipe que estava invicta e que lidera a competição, pois vínhamos fazendo boas partidas, mas não estávamos conseguindo chegar ao resultado positivo. Com isso, o time ganha mais moral para a semifinal, que será contra esse mesmo adversário”, analisa o técnico Márcio Pimenta, do Rio Claro Basquete.
“O nosso time esteve apático em quadra, não atuando da forma como estamos acostumadas e acabamos superadas. Temos que trabalhar forte para a semifinal, que será mais uma partida complicada, mas temos condições de vencer para chegar a grande final”, comenta a jogadora Mariana, do Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Uniesp/Presidente Venceslau.
No jogo que abriu a rodada, a Unimed/Americana derrotou o Basketball Santo André/APABA (foto), em duelo equilibrado, por 60 a 57 (24 a 26 no primeiro tempo). As principais pontuadoras foram Palmira Marçal, com 18 pontos, pela equipe do Interior, e Thaissa Frediani, com 12 pontos, em favor da agremiação do Grande ABC.
O primeiro tempo foi dominado pela equipe do Grande ABC, que esteve melhor em dois períodos iniciais, que foram marcados pelos erros – 12 a 18 (primeiro) e 12 a 08 (segundo). No terceiro quarto, o equilíbrio foi à tônica (16 a 16), enquanto que no último a equipe de Americana cresceu de produção e assumiu o comando do marcador para vencer (20 a 15).
“O importante neste confronto foi a nossa estratégia, já que o nosso objetivo era ficar próximo no marcador e dar o bote no final, o que acabou dando certo. Apesar do número excessivo de erros, por parte das duas equipes, valeu pela vitória”, comenta o técnico Antônio Carlos Vendramini, da Unimed/Americana.
“O nosso time não vive nenhum problema, pois perdemos numa circunstância de jogo e agora temos que focar a semifinal, que será uma disputa árdua contra este mesmo adversário, mas temos condições de vencer e seguir a decisão do Campeonato Paulista”, comenta a pivô Carina Felippus, do Basketball Santo André/APABA.
Com estes resultados, a classificação final da primeira fase foi esta:
1º) Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Uniesp/Presidente Venceslau – 05 pontos (02 vitórias e 01 derrota)
2º) Unimed/Americana – 05 pontos (02 vitórias e 01 derrota)
3º) Basketball santo André/APABA – 04 pontos (01 vitória e 02 derrotas)
4º) Rio Claro Basquete – 04 pontos (01 vitória e 02 derrotas)
Semifinal
A semifinal segue o sistema de rodada dupla e será jogada no dia 18 de outubro (sábado), no ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, na cidade de Santo André (SP), com estes confrontos: Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Uniesp/Presidente Venceslau x Rio Claro Basquete e Unimed/Americana x Basketball/Santo André/APABA. Os dois vencedores avançam a grande final.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: Sanderson Barbarini/Divulgação