O selecionado dos Estados Unidos conquistou o título do Campeonato Mundial Feminino – 2014 ao derrotar a Espanha, neste domingo (05 de outubro), por 77 a 64 (48 a 29 no primeiro tempo), em duelo realizado na Arena City, em Istanbul, Turquia. Com o resultado, o conjunto norte-americano chegou ao seu nono título Mundial.
A equipe comandada pelo técnico Geno Auriemma não deu chance ao adversário, começando com intensidade e dominando por completo os dois quartos iniciais – 28 a 17 (primeiro) e 20 a 12 (segundo). Com isso, logo abrindo uma vantagem de 19 pontos na ida ao intervalo.
Nos dois períodos finais, a partida ficou equilibrada, com a equipe espanhola conseguindo baixar um pouco a diferença, mas sem assustar em nenhum momento ao adversário, que soube administrar bem a sua vantagem – 19 a 19 (terceiro) e 10 a 16 (quarto).
Os destaques da partida foram Maya Moore (18 pontos e 04 rebotes) e Lindsay Whalen (12 pontos), pelos Estados Unidos; Sancho Lyttle (16 pontos, 11 rebotes e 04 assistências – double-double) e Anna Cruz (11 pontos e 04 rebotes), em favor da Espanha.
Na disputa de terceiro e quarto lugares, a Austrália derrotou a anfitriã Turquia, por 74 a 44 (38 a 19 no primeiro tempo), e ficou com a medalha de bronze. O Brasil, que foi eliminado pela França nas oitavas-de-final, fechou a sua participação na competição com o 11º lugar.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: Divulgação/FIBA