Diniz_Renato_Cattaruzzi

Celso Diniz (LBF), Carlos Renato dos Santos (SporTV) e Márcio Cattaruzzi (LBF)

A NBA (National Basketball Association) e a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciaram em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (11 de dezembro), uma parceria pioneira de longo prazo que tem como objetivo principal o desenvolvimento do basquete no Brasil. O anúncio foi feito em evento realizado no EC Pinheiros, em São Paulo (SP), e contou com a presença de executivos da NBA e da LNB, além de autoridades do esporte nacional.

A união entre a NBA e a LNB é a primeira neste formato entre ligas esportivas no país. Tendo como objetivo de longo prazo aumentar a popularidade do basquete no Brasil, as duas entidades – com o apoio da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) – vão trabalhar em conjunto para atingir um número cada vez maior de fãs e alavancar novos negócios para a LNB, através de um planejamento estratégico de marketing que visa valorizar o produto basquete.

Pelos próximos anos, a parceria vai se expandir e pode abranger outras áreas, incluindo novos negócios envolvendo o NBB (Novo Basquete Brasil), operações de basquete e desenvolvimento de atletas, entre outras iniciativas.

“O basquete é um dos esportes mais populares e que mais vem crescendo no Brasil. A NBA está muito feliz com essa parceria com a LNB, isso nos permite sonhar com voos mais altos para o esporte no país. Vamos estar perto dos apaixonados pelo basquete, conquistar novos fãs e ajudar no crescimento e no desenvolvimento da modalidade”, afirmou Arnon De Mello, Diretor-Executivo da NBA no Brasil.

“Após construirmos a LNB gradativamente nos últimos seis anos contando com o apoio incondicional dos nossos importantes apoiadores, Ministério do Esporte, Rede Globo e CBB, chegou a hora de darmos um passo bastante significativo para o avanço da nossa liga”, disse Cássio Roque, Presidente da LNB. “Com essa parceria com a NBA, seremos capazes de trabalhar em projetos e novas ações que vão estimular o crescimento do basquete no Brasil, além de proporcionar um melhor e mais empolgante produto aos nossos dedicados fãs”.

Criada em 2008, a LNB reuniu os principais clubes do país para a fundação de uma liga que traria o melhor do basquete brasileiro aos fãs. Na edição deste ano (2014-2015), iniciada no fim de outubro, o campeonato (Novo Basquete Brasil) apresenta 16 times na principal competição da modalidade no Brasil. Através de uma exposição ampla e de qualidade por meio dos parceiros, Rede Globo e SporTV, a LNB é reconhecida pelo altíssimo nível técnico e segue crescendo sua base de fãs ano após ano.

arnon

Arnon De Mello, Diretor-Executivo da NBA no Brasil

Durante a temporada, o NBB apresenta algumas marcas conhecidas do NBA ‘All-Star’ Weekend, como os desafios de habilidade, os torneios de três pontos e o campeonato de enterradas. Por fim, o NBB7 teve seu formato alterado este ano, com a decisão do título, disputada em partida única nas últimas três temporadas, alterada para uma inédita melhor-de-três na edição 2014-2015.

Além do trabalho que faz dentro de quadra, a LNB entende a importância de integrar e envolver a comunidade no seu dia a dia. Por isso, jogadores, treinadores e representantes da entidade participam, com frequência, de ações comunitárias e iniciativas sócio-educativas, além de clínicas de basquete voltadas a jovens e crianças de todo o Brasil.

O presidente da Liga de Basquete Feminino (LBF), Márcio Cattaruzzi, e o gerente executivo, Celso Diniz, estiveram presentes.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fotos: Kiko Ross/LBF e João Pires/Fotojump