(Álvaro Jr.)

Não foi pequeno o domínio do Sampaio Corrêa nos dois primeiros jogos das finais da LBF, temporada 2019. Não dá pra chamar de surpresa, porque o time de Cristian Santander tem um elenco surrealmente forte, mas chama atenção o fato de… as duas primeiras partidas da decisão terem sido jogadas em Campinas, casa do Vera Cruz, completamente dominado nos dois duelos e jogando atrás o tempo praticamente inteiro.

Agora, com 2-0 na série e dominando o rival psicologicamente, o Sampaio tem duas chances em casa de conquistar o bicampeonato da competição (e a coincidência é que no título de 2016 o troféu também foi liderado por uma técnica estrangeira – a cubana Lisdeivi; agora, o argentino Santander). Na quinta-feira, dia 22, às 19h é a primeira delas. Se necessário, o jogo 4 será no sábado às 18h. A ESPN Extra e a TV NSports exibem os duelos.

No primeiro jogo, o nível técnico não foi dos mais altos, mas o Sampaio jogou na frente a partida inteira e isso fez a diferença. Além disso, nos 63-59, o Campinas cometeu 20 desperdícios de bola, muita coisa, Ariadna, uma das estrelas do time, converteu apenas 6 pontos (2/8 nos chutes) e do outro lado o trio Tainá, Jackson e Rapha Monteiro saiu-se com 36 pontos em boa atuação.

No domingo o domínio foi ainda maior – e também desde o começo. No final os 81-72 falam até pouco de uma partida melhor disputada em termos técnicos, mas amplamente dominada pela Bolívia Querida. O Campinas teve 3/14 de fora, apenas 41% nos dois pontos e viu o rival conseguir 14 rebotes ofensivos. Clarissa, com 20 pontos e 8 rebotes, foi incrível, Rapha esteve em todos os lugares (5 pontos, 4 assistências e 12 rebotes), Tati teve 17 pontos e Tainá outros 13 para um Sampaio que liderou do começo ao fim.

Agora a série vai para São Luís, onde no Maranhão o título da LBF pode voltar a ficar. Será que o Campinas tem força para reagir? Ou o Sampaio se sagra bicampeão do maior campeonato de basquete feminino do país?