Foi um bom jogo o que acabou há instantes pela ESPN. Na mesma noite que o Sampaio Correa venceu o Ituano por 69-52 para se tornar o primeiro time classificado às semifinais da LBF em 2019, a emissora exibiu o duelo entre Araraquara, que jogava em casa, e Santo André na abertura (pros dois times) das quartas-de-final.

No final, vitória de Araraquara por 70-57 em um ótimo duelo de armadoras (o próximo duelo será no domingo no ABC às 17h). As duas convocadas por José Neto para o Pan-Americano brilharam demais e deram ótima esperança de um futuro melhor na seleção feminina.

Débora, pelo time vencedor, foi magistral com 18 pontos, 12 assistências e 3 rebotes. Foi fundamental no primeiro tempo e decisiva no final, quando as andreenses abriram o último período com 10-0 e reduziram a diferença para quatro pontos. A armadora colocou a bola embaixo do braço, fez seis pontos seguidos, afastou os rivais do placar e sacramentou a vitória de seu time.

Do outro lado, Alana continua em ótima forma e cada vez mais confiante. Ela teve 19 pontos, 5 assistências e 3 rebotes e por pouco não conseguiu transformar a reação final em vitória total para seu time. Na temporada a camisa 24 de Santo André vem evoluindo jogo a jogo e tem demonstrado como o seu período nos EUA, onde estudou e jogou, lhe foi benéfico. Sua visão de jogo melhorou demais nos últimos anos, seu arremesso evoluiu na mecânica e seu físico está mais adaptado ao jogo adulto. Vê-la na seleção é um mérito de José Neto, que lhe abre as portas do selecionado adulto, mas um prêmio à persistência dela.

Que Débora e Alana sigam evoluindo em uma posição tão carente (a de armadora) no basquete feminino brasileiro nos últimos anos. Elas fizeram um ótimo duelo nesta quinta-feira. Domingo tem mais em Santo André.