(Alexandre Carvalho/LBF)

Pompa, circunstância e uma série de novidades. A temporada 2019 da LBF foi oficialmente lançada neste domingo em Campinas, São Paulo. A festa contou com a presença de representantes das equipes, imprensa e lendas do basquete feminino como Maria Helena Cardoso e Lais Elena. Muito legal.

Algumas novidades foram trazidas à tona também. Anteriormente anunciada, vale a pena ressaltar a chegada da ESPN Brasil ao basquete feminino. A partir de agora, todas as quintas-feiras às 19h teremos uma partida da LBF em um dos canais de maior prestígio da TV brasileira. Isso é muito bom e engrandece o campeonato, que segue tendo suas partidas (100% delas) sendo exibidas na Web.

Além disso, teremos dois troféus bem importantes sendo distribuídos. O primeiro para a MVP da temporada. O segundo para a equipe com o melhor trabalho social durante toda temporada. Valorização dentro e fora das quadras, algo que o presidente Ricardo Molina tem tentado trabalhar desde o começo de sua ótima gestão. Por fim, o arremesso premiado, que dará aquele que acertar um chute do meio da quadra uma bola oficial da Wilson, patrocinadora do campeonato.

(Alexandre Carvalho/LBF)

É de ficar bastante feliz com tanta novidade, de verdade mesmo. Há dois anos o basquete feminino encontrava-se quase no fundo do poço e sem nenhuma perspectiva. Agora o número de times participantes quase que dobrou, as equipes têm suas partidas exibidas na Web e em uma emissora do tamanho da ESPN, o lado de fora de quadra tem ganhado importância no dia a dia dos times e as meninas estão sendo cada vez mais reconhecidas. Se fosse futebol, era um golaço atrás do outro. No nosso basquete, é uma bola de três no estouro do cronômetro atrás da outra.

Motivações não faltam pra gente acompanhar o campeonato que abre seus trabalhos  no dia 8 de março e que terá seu Jogo das Estrelas dessa temporada no dia 8 de junho em Araraquara, praça que volta com tudo ao basquete com o time que tem como gestora a campeã mundial Roseli.