Foto: Alvaro Jr.

Que Érika de Souza é uma das melhores pivôs do mundo há anos todo mundo sabia. E nesta terça-feira ela deu mais uma demonstração de força. Em uma atuação soberba, a atleta de 37 anos despejou simplesmente 22 pontos, 19 rebotes, 3 tocos e surreais 39 de eficiência para guiar, fora de casa, o seu time, a Uninassau a um dos triunfos mais importantes da temporada.

A equipe comandada por Roberto Dornelas fez 22-11 no último período, 64-60 na partida e venceu o Campinas fora de casa na penúltima rodada do returno da LBF em jogo pra lá de emocionante e bem disputado até o final.

O resultado manteve o time de Pernambuco na quarta colocação (10-7) e marcou a primeira derrota em 17 jogos do time do experiente técnico Antonio Carlos Vendramini na temporada. Nem os 43 dos 60 pontos do trio Patty, Gretter e Ariadna foram suficientes para manter o sonho de uma fase de classificação perfeita ativo.

Do ponto de vista da Uninassau, vale a pena destacar o crescimento de Ramona (15 pontos ontem) e como este time passa a se tornar cada vez mais perigoso com a eficiência de Érika. Eu sei que foram apenas 5 partidas até então da pivô na temporada, mas suas médias são incríveis de 18,6 pontos, 9,8 rebotes, 70% nos tiros de quadra e 30 de eficiência.

Ela lidera em praticamente todos os quesitos do campeonato, aliás. Sua presença pode ser medida pelos números, mas não toda. Com Érika em quadra o espaçamento das alas funciona melhor, a marcação se concentra mais nela e os arremessos acabam saindo mais livres do perímetro, as infiltrações de Casanova ganham bloqueios melhores perto da cesta e a proteção ao aro ganha um reforço e tanto na defesa.

É com Érika em alta que a Uninassau se prepara para os playoffs. É com ela que o técnico Roberto Dornelas conta para fazer da pós-temporada algo inesquecível para a equipe. Érika tem a força. E o Uninassau é o time que tem Érika. Boa sorte às adversárias.