Aconteceu no final do ano passado o encontro anual da Liga de Basquete em São Paulo para apresentar o planejamento do ano seguinte. E visando a temporada 2020 o presidente da LBF, Ricardo Molina, mostrou aos participantes os resultados da última edição e sobretudo o que está sendo pensado para o campeonato do (agora podemos dizer) ano que se iniciou.

O evento contou com a presença de dirigentes de 16 equipes de sete estados do país. Participaram representantes de Bahia LND-BA, Blumenau-SC, FEAC Franca-SP, Goiânia Basquete Feminino-GO, Ituano Basquete-SP, Ladies Basquete-GO, LSB/Sodiê Doces-RJ, Mogi das Cruzes IKSM-SP, Presidente Venceslau-SP, Pró-Esporte/Sorocaba-SP, Sampaio Basquete-MA, Santo André/Apaba/Caoa Chery-SP, São Bernardo-SP, SESI Araraquara-SP, Sport Recife-PE e Tietê Agroindustrial Catanduva-SP.

Um detalhe interessante é que mesmo as equipes que não estiveram na reunião também podem pleitear a pré-inscrição, que irá até 31 de janeiro de 2020. O anúncio oficial dos participantes da próxima edição está previsto para fevereiro. Assim como em 2019, a bola deverá subir pela primeira vez em 8 de março, no Dia Internacional da Mulher.

É difícil destacar uma equipe, ou uma pessoa só, mas vale a pena falar sobre Goiânia, Franca e Mogi das Cruzes, que poderiam ser novas praças para o basquete feminino brasileiro. Francanos e Mogianos já têm times no naipe masculino, e seria bacana que abrissem o espaço também para as meninas.

Vamos aguardar a confirmação das equipes. Quem sabe mais uma vez teremos o crescimento no número dos times (a última edição contou com dez equipes de cinco estados). Seria mais um passo importante para a consolidação da LBF no cenário nacional. É o que esperamos.