Campeã Pan-Americana pela seleção brasileira em 2019 e espanhola pelo Avenida, da Espanha, Érika de Souza, uma das melhores pivôs da história do basquete nacional, acaba de receber mais uma honraria. Ao lado de Jefferson Soccas, pelo 3X3, ela acaba de receber o Prêmio Brasil Olímpico, dado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), pela sua atuação neste ano.

“Eu estou muito emocionada. É a primeira vez em 22 anos que ganho esse prêmio. Estou feliz. Ser reconhecida aos 37 anos. Nossa, sem palavras”, disse a atleta ao site da Confederação Brasileira.

A premiação acontecerá no dia 10 de dezembro na Cidade das Artes, Rio de Janeiro, e ao lado de Érika outros 55 nomes de diversas modalidades esportivas olímpicas serão homenageados por suas performances em 2019. A jogadora foi a escolhida na categoria basquete 5×5 – incluindo homens e mulheres – por um colegiado formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, ex-atletas e personalidades do esporte.

Érika merece todas as reverências pelo que fez e faz pelo basquete feminino brasileiro, representando não só a equipe nacional em competições como Pan-Americano, Sul-Americanos, Mundiais e Olimpíadas, mas por sua longeva e excepcional carreira na Europa, por onde brilha há mais de uma década. Aos 37 anos, é bem provável que ela se despeça da seleção no próximo ano – e a gente espera que na Olimpíada de Tóquio, competição da qual o time comandado por José Neto busca uma vaga a partir de semana que vem no Pré-Olímpico das Américas que será disputado em Bahía Blanca, na Argentina.

O basquete também terá outro papel de destaque no Prêmio Brasil Olímpico de 2019. Haverá a indução de atletas para o Hall da Fama do Comitê Olímpico e no grupo de 2019 estará ninguém menos que Magic Paula, campeã mundial de basquete em 1994 e prata nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996.