Faltam poucas rodadas para acabar a temporada 2018 da Liga de Basquete Feminino. E enquanto os olhos estão voltados para quem vai ou não ao playoff e também para o Jogo das Estrelas (8 de abril em Santo André) muita coisa já está sendo pensada para a próxima temporada.

Se em 2017 eram 6 equipes em 2018 temos 50% a mais de participantes (9), com o crescimento da LBF (transmissões de TODOS os jogos na Web e TV Gazeta aos domingos) o interesse por parte de cidades e clubes em passar a ter time na competição cresceu bastante e a perspectiva é boa pensando em um futuro próximo.

Entre a ideia e a execução, sabemos disso muito bem, normalmente há uma distância gigantesca, sobretudo para a Liga de Basquete Feminino, que precisa chancelar quem deseja entrar no seu campeonato, mas sem dúvida o crescente interesse demonstra uma nova fase do basquete feminino brasileiro.

Ao que parece as coisas se encaminham para um bom lugar, e a Liga de Basquete Feminino já deve começar a colher os frutos de seu novo modelo de gestão na próxima temporada. Mais times, mais praças, mais meninas jogando e obviamente mais visibilidade.

Se construir já é difícil, reconstruir um campeonato é mais difícil ainda. Reconquistar credibilidade e reputação é complicado, sempre um trabalho de longo prazo, mas a LBF em sua nova fase tem dado os primeiros passos e é maravilhoso ver que as coisas têm caminhado bem nesta temporada 2018.

Já aguardamos o campeonato de 2019.