Gretter foi uma das comandantes de mais uma vitória campineira (Juca Ferreira/Funvic Ituano)

Jogando em casa, o Funvic/Ituano buscava vingar a derrota na estreia e ser a primeira equipe a bater o Vera Cruz Campinas na LBF CAIXA. Mas não deu certo: foi mais uma vez derrotado pelo líder, no ginásio Joaquim Dias, em Itu (SP), por 60 a 54, e perdeu chance de ultrapassar Blumenau na tabela. O Vera Cruz Campinas segue na liderança isolada, invicto e agora com 12 triunfos.

A partida teve transmissão exclusiva da TV Gazeta. A argentina Melisa Gretter, com 15 pontos, foi a cestinha do jogo. Babi, do Vera Cruz, e Kelly, do Funvic/Ituano, anotaram 14 pontos e 10 rebotes cada uma.

O jogo começou em ritmo lento e com o Vera Cruz Campinas ligeiramente melhor, apesar dos erros a mais no primeiro quarto (5 falhas contra 3). Chegou a abrir 8, mas o time da casa remou atrás e conseguiu terminar o quarto empatado a 15 pontos. Com 2 minutos e 20 segundos corridos na segunda parte, as ituanas chegaram a virar com cesta de Licinara (21×20), mas foi a única vez em que conseguiram estar na frente. A desvantagem mínima não preocupou o time campineiro, que recuperou a liderança e administrou para vencer o primeiro tempo por quatro pontos.

E o panorama não mudou no segundo tempo. Experiente, o Vera Cruz Campinas manteve o jogo “debaixo do braço”, pontuando toda vez que o Funvic/Ituano ameaçava encostar novamente. Abriu 10 de vantagem a 7 minutos do fim e trabalhou bem a bola e principalmente o tempo para conseguir mais um triunfo.

Palmira fechou o jogo com 12 pontos (Juca Ferreira/Funvic Ituano)

Uma das mais experientes do grupo, Babi teve grande atuação, anotando seu primeiro duplo-duplo na temporada. Ariadna adicionou mais 12 pontos e 8 rebotes. Pelo time da casa, além de Kelly, apenas Palmira (12 e 6 rebotes) passou dos 10 pontos. Joice distribuiu 9 passes e manteve a boa média de mais de 7 por jogo. A armadora ituana ficou a dois pontos, três rebotes e um passe de outro triplo-duplo.

A capitã do Vera Cruz Campinas, Karla, falou sobre mais uma vitória, que mantém a equipe ‘na vitrine’ pelas outras equipes, que pretendem arrancar pontos do líder:

– O campeonato é isso mesmo. As equipes vão se entrosando mais, ficando melhores. A tendência é termos jogos mais equilibrados. Não fizemos um jogo bom, mas saímos com a vitória fora de casa e estamos no caminho certo -, disse a ala, que deixou a quadra com 6 pontos e 8 rebotes.

Um momento preocupante aconteceu a pouco mais de quatro minutos do fim da partida. A ala/pivô Leidi, do Funvic/Ituano, foi atingida no estômago por Ariadna enquanto a cubana infiltrava a defesa ituana e saiu direto para um hospital para ser avaliada, mas sem aparentar gravidade.

O ABC paulista será o próximo destino das duas equipes, que jogam na sexta-feira (29). O Funvic/Ituano encara o São Bernardo/Brazolin/Unip na mesma hora em que o Vera Cruz Campinas desafia o Santo André/Apaba na cidade vizinha.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

Babi fez seu primeiro duplo-duplo em 2018 (Juca Ferreira/Funvic Ituano)