Melissa Gretter comandou a vitória do Vera Cruz no Maranhão (Paulo de Tarso Jr/Sampaio Basquete)

No duelo de invictos, predominaram as defesas. Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas fizeram a partida de menor placar na temporada, que não alcançou cem pontos combinados. Melhor para a equipe paulista, que saiu do Maranhão com a vitória por 53 a 41 e encerra a passagem no nordeste com 2 vitórias e invicto no campeonato. A argentina Melissa Gretter foi a principal pontuadora da partida com 13 pontos, 4 rebotes, 3 assistências e 5 roubos de bola. Pelo Sampaio Basquete, apenas a armadora Briahanna Jackson chegou aos 10 pontos.

O primeiro tempo foi bastante disputado, com o Sampaio começando melhor nos primeiros minutos e chegando a abrir uma vantagem de 4 pontos, com os esforços de Vitória Marcelino e Jackson. Sem dar muito espaço, o Vera Cruz Campinas tratou de se recuperar e virar o placar ainda no primeiro período – vitória apertada por 15 a 14. Sampaio retomou a liderança até a metade do segundo quarto, quando sofreu nova virada com uma bola de três pontos de Gretter- vitória campineira no intervalo por dois pontos (27 a 25).

Com falhas em ambos os lados, os aproveitamentos caíram bastante no terceiro período. Quem sentiu mais foi a equipe da casa, que teve baixos 21,5% na segunda etapa. A marcação de perímetro do Vera Cruz também funcionou. Principal arma nos jogos anteriores, as bolas de tres do Sampaio não caíam e a equipe saiu de quadra com apenas uma bola de Joice Coelho convertida já no último período. Vendo o adversário sem poder de reação, a equipe de Vendramini aumentou a vantagem no placar, fechando a última etapa do jogo com 60%  nos arremessos e uma vitória em dígitos duplos.

Bolas de três do Sampaio não caíram e defesa do Vera Cruz foi mais sólida (Paulo de Tarso Jr/Sampaio Basquete)

“A gente começou jogando coletivamente bem, criando bons passes e opções de cesta. Mas quando nossas bolas começaram a não cair, cada uma quis tentar resolver sozinha e nosso jogo se individualizou. Aí foi nosso erro”, interpretou a pivô Ega.

Babi, com 12 pontos e 9 rebotes, esteve perto de um duplo-duplo. A ala/armadora avaliou a pequena turnê pelo nordeste. “Foram dois jogos importantes fora de casa. Poder voltar pra casa com dois resultados positivos sobre dois adversários fortes, nos motiva ainda mais na construção de nosso objetivo”, disse Babi.

O Vera Cruz Campinas volta para casa e não deve ter muito tempo para descansar. O próximo compromisso é no domingo, às 17 horas, contra o Santo André/APABA, no duelo dos últimos invictos da LBF CAIXA. Já o Sampaio Basquete terá um bom período para se preparar para enfrentar Presidente Venceslau, em 15 de fevereiro, no interior paulista.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.