Corinthians Santo André

Americana e Santo André entram em quadra nesta sexta-feira para abertura da temporada 2015/2016 da LBF (Americana/Divulgação)

A bola laranja vai subir para a temporada 2015/2016 da Liga de Basquete Feminino (LBF). Direto do Centro Cívico, em Americana (SP), o atual bicampeão Corinthians/Americana entra em quadra, nesta sexta-feira (20/11), às 20 horas (de Brasília), para o duelo contra o Basketball Santo André/APABA, que marca a abertura da sexta edição do principal campeonato de basquete feminino do país.

O duelo que abrirá a LBF 2015/2016 colocará frente a frente duas das maiores potências do basquete brasileiro nos últimos anos. De um a lado, temos o Santo André, um dos times mais tradicionais do basquete feminino e vencedor da primeira edição da história da LBF.

“A equipe de Santo André respira tradição. É o único time a disputar todas as edições de campeonato feminino, desde Copa Brasil, Campeonato Brasileiro e agora a LBF. É um time que possui muita história e respeitamos muito eles”, comentou o técnico do Americana, Antonio Carlos Vendramini.

Do outro, o Americana, que é o maior campeão da história do campeonato nacional, com três conquistas, sendo duas delas vencidas de forma consecutiva, e também é dono de dois títulos Sul-Americanos nos três últimos anos e de quatro títulos seguidos do campeonato estadual paulista.

Falando em campeonato estadual de São Paulo, as duas equipes que abrem a sexta edição da LBF marcaram a grande decisão do campeonato paulista nesta temporada. Na ocasião o time do interior do Estado de São Paulo venceu o Santo André, no mesmo Centro Cívico, por 83 a 58 e garantiu o troféu de campeão.

“Não vamos entrar querendo revanche. O que aconteceu no estadual ficou no passado e agora estamos em outro campeonato. Nosso objetivo é de sermos campeãs, como em qualquer competição que participamos”, afirmou a ala/armadora Tássia, do Santo André.

Vindo da conquista da tríplice coroa, o Americana busca manter a soberania na LBF (Americana/Divulgação

Campeão de tudo que disputou nas últimas competições, o Americana busca manter a soberania com mais um título da LBF (Americana/Divulgação)

Além de enfrentar o time que foi soberano na competição nas últimas temporadas, o Santo André também terá, nesta sexta-feira, um duro tabu para quebrar. Após a primeira edição do campeonato, Americana e a equipe andreense já se enfrentaram em seis partidas válidas pela LBF e todas terminaram com o time do interior de São Paulo com o resultado positivo.

Além disso, o Americana costuma ser dominante nos dois lados da quadra nos duelos contra o Santo André na LBF.  Nestas seis partidas de invencibilidade, o time do técnico Vendramini conquistou média de 82,5 pontos por jogo e apenas 60,6 tentos sofridos.

“Nosso time tem a fama de ter conquistado os dois últimos títulos da LBF e também de ter preservado uma base talentosa de jogadoras. Espero que esse favoritismo que todos falam dê certo e que a gente consiga colocar em quadra tudo que nós sabemos”, disse é técnico do Americana.

aaaa

Cestinha do Santo André na temporada passada, com 13,4 pontos de média, Jaqueline estará em quadra na abertura da LBF 2015/2016 (Henrique Porto/Divulgação)

A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Para a partida de abertura da LBF 2015/2016, os dois times terão dois importantes desfalques. Cestinha do Americana na
última temporada, com 17,3 pontos por jogo, a jovem pivô Damiris é desfalque certo para o primeiro jogo do campeonato. Já pelo Santo André, a armadora Thaíssa está em fase final de recuperação e também é desfalque certo para o duelo. 

“É claro que sempre existe um certo nervosismo pela estreia, mas eu aprendi a controlar isso, para não atrapalhar meu desenvolvimento no jogo. Eu joguei em Americana durante oito anos, no começo era bem estranho atuar contra, mas hoje já estou acostumada e viajo como se fosse pra qualquer outra partida”, completou a jogadora do Santo André, que começou sua carreira no Americana. 

Para a temporada 2015/2016 do principal torneio de basquete feminino do país foi definido que as equipes se enfrentarão em turnos dobrados. Os seis times jogarão entre si em quatro oportunidades, sendo duas vezes como mandante e outras duas como visitante, totalizando 20 partidas realizadas por equipe ao final da fase de classificação.

Sendo assim, Americana e Santo André voltam a se encontrar já neste sábado (21/11), às 18 horas (de Brasília), em duelo mais uma vez realizado no Centro Cívico, na cidade de Americana (SP).