17 de julho de 2024

Aline e Alana, capitãs de SESI Araraquara e Sampaio Basquete (Montagem sobre fotos de 📸 João Marcos)

SESI AraraquaraSampaio Basquete se enfrentam nesta quarta-feira, 17, pelo terceiro jogo das Finais da LBF CAIXA 2024. Com 2 a o na série, o time maranhense pode conquistar o título com uma nova vitória. Já o paulista e atual campeão precisa vencer para forçar o jogo 4. A bola sobe a partir das 21 horas de Brasília no ginásio Gigantão, em Araraquara (SP), com entrada gratuita mediante reserva no site do SESI e as transmissões ao vivo dos canais sportv e UOL.

Armadora tricolor, Alana Gonçalo acredita que, dentre os principais fatores, o resultado do jogo passará, sobretudo, pelo fator psicológico das equipes.

– “Esses últimos dias usamos para fazer alguns ajustes, analisar os erros e tentar corrigi-los para o jogo 3. Acho que tudo na verdade é importante, mas o mental é, sem dúvidas, o que mais faz a diferença em um jogo tão decisivo como esse”, disse a camisa 24 do Sampaio.

Aos 29 anos, Gonçalo tem na carreira dois títulos da LBF CAIXA. Ela esteve na conquista do tri boliviano em 2022 e, um ano antes, quando foi a MVP das Finais no título do Ituano ao lado do atual treinador, Bruno Guidorizzi, que a tornou capitã tricolor. No papel de liderança, a armadora vê a equipe preparada para triunfar novamente.

– “Ser a capitã da equipe tem sido uma experiência e tanto. É um grupo que se gosta muito, que se respeita e se apoia. Todas nós abrimos mão de muitas coisas e fazemos muitos sacrifícios para poder viver este momento. O nosso time se uniu cada vez mais durante o campeonato e hoje acho que chegamos no patamar que queríamos – acredito que essa união vai nos levar aonde queremos chegar”, completa Gonçalo.

Por outro lado, nada está perdido, garante a capitã do SESI Araraquara, Aline Moura. A também bicampeã da LBF CAIXA e MVP das Finais de 2023 confia na união do grupo e no fator casa para o time paulista se recuperar e estender a série atual.

– “A gente vem trabalhando forte. Vamos jogar dentro de casa e queremos aproveitar nossa torcida, também. No jogo 3, a gente sabe que errar menos contará muito para vencer. Estamos trabalhando pra isso e melhorar as coisas que a gente não conseguiu aplicar tão bem nos primeiros jogos, para buscar essa vitória”, diz Aline, que complementa:

– “A gente sabe que não será um jogo fácil, mas jogar dentro de casa nos dá um gás. Queremos unir isso com nossa confiança, umas nas outras, e da nossa torcida na gente. Confiamos no nosso potencial e sabemos que, se dermos tudo dentro de quadra, podemos vencer. A gente acredita que vai conseguir levar (a série) para o jogo 5 e sair vitoriosas, então está trabalhando forte – física e mentalmente – para dar tudo de si em quadra”, finaliza a camisa 12 araraquarense.

Desde a temporada 2015/2016, quando a LBF CAIXA passou a ser decidida em série melhor de cinco jogos, no entanto, nunca houve uma virada após um dos finalistas abrir 2 a 0 no agregado. Por três vezes – o próprio Sampaio, em 2019 e 2022, e o Ituano, em 2021 -, a equipe em vantagem fechou a decisão com novo triunfo e 3 a 0 na série. Em 2016, o tubarão até perdeu o jogo 3 para o Corinthians/Americana, mas voltou a vencer no jogo 4 para conquistar seu primeiro título.

Caso necessários, o jogo 4 das Finais LBF CAIXA 2024 também será no interior paulista, na sexta-feira, 19, às 21 horas, enquanto o derradeiro jogo 5 está marcado para terça-feira, 23, às 21 horas, em São Luís, com mando de quadra do Sampaio Basquete – diferentemente da temporada passada, quando o SESI Araraquara teve melhor campanha, o tubarão tem em 2024 a vantagem de disputar três jogos da decisão em seus domínios.

Confira o chaveamento dos playoffs da LBF CAIXA 2024

Confira a Nota Oficial do calendário das Finais da LBF CAIXA 2024

O Sampaio Basquete está nas Finais da LBF CAIXA pela 6ª vez em 8 anos, na busca do tetracampeonato que repetiria os feitos das temporadas 2015/2016, 2019 e 2022. Em 2023, o SESI Araraquara conquistou o título inédito da LBF CAIXA ao derrotar o maranhense no quinto jogo.

No histórico geral do confronto entre os finalistas, o SESI Araraquara ainda leva vantagem: são 9 triunfos contra 8 do Sampaio. Em 2024, no entanto, o tubarão levou a melhor nos dois jogos da fase de classificação: 68 a 59, em março, no Maranhão, e 79 a 75 em maio, em São Paulo. Os clubes também se enfrentaram neste ano na decisão inédita da Copa LBF, ainda em maio, que terminou com título sesiano.

LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios oficiais de Eletrobras e Renata e tem a Wilson como bola oficial, a TV Brasil como emissora oficialsportv como emissora dos playoffsUOL, o ge.com/EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia e o apoio da Udiaço e da Winner Sports.

FINAIS LBF CAIXA

*Horários de Brasília

(1º) Sampaio Basquete 2X0 SESI Araraquara Basquete (3º)

Jogo 1: 10/7, 21h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. SMB 70X65 SES

Jogo 2: 12/7, 21h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. SMB 69X63 SES

Jogo 3: 17/7, 21h, Ginásio Gigantão, Araraquara/SP. Gratuito mediante reserva no site do SESI. sportv e UOL

Jogo 4 (se necessário): 19/7, 21h, Ginásio Gigantão, Araraquara/SP. Gratuito mediante reserva no site do SESI. sportv e UOL

Jogo 5 (se necessário): 23/7, 21h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. 1kg de alimento não perecível. sportv, UOL e imirante.com