Após três resultados negativos em sequência, Presidente Venceslau conquistou sua primeira vitória na LBF CAIXA 16/17 nesta quinta-feira. Após início de jogo preocupante, a equipe venceslauense dominou o 3º período e depois só precisou frear as tentativas de reação do Santo André/APABA para vencer o duelo por 55 a 53.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Põe na conta: Com a vitória, Presidente Venceslau agora possui campanha de um resultado positivo em quatro partidas disputadas na atual edição da LBF CAIXA. Já Santo André sofreu seu primeiro revés no campeonato e possui campanha de três triunfos em quatro jogos.

Destaques: O grande nome da vitória venceslauense foi a ala Jeanne, que fechou o jogo com duplo-duplo de dez pontos e 11 rebotes, além de três assistências e três bolas roubadas. A pivô Flávia Luiza, com 13 tentos, também se destacou.

Jogaram muito: Do lado do Santo André, destaque para a ala Jaqueline, com 19 pontos e cinco rebotes, e a ala/armadora Érika, com 12 pontos, nove bolas roubadas, quatro rebotes e três assistências.

E agora? : Presidente Venceslau vai até a Região Nordeste do Brasil na próxima semana para enfrentar o Sampaio Corrêa no dia 18/01, às 21 horas (de Brasília), no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA). Já Santo André vai para o Sul, já que enfrenta o Blumenau também no dia 18/01, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Galegão, em Blumenau (SC).

Outra sorte: Dona do arremesso de três pontos que deu a vitória ao Santo André na primeira partida da rodada dupla de jogos contra Presidente Venceslau, a ala Jaqueline esteve em situação praticamente idêntica nesta noite, porém seu arremesso não foi convertido nos segundos finais e dessa vez o triunfo foi do Presidente Venceslau.

Bom início: Forte na defesa. Foi assim que o Santo André levou a melhor no primeiro período. O time comandado pelo técnico Bruno Guidorizi não teve um bom desempenho ofensivo, mas mesmo assim, tomando apenas sete pontos em dez minutos de jogo, conseguiu sair na frente: 15 a 7.

Tudo igual: O desempenho da equipe andreense em pontos foi praticamente o mesmo do período anterior, ao contrário de Venceslau que pela primeira vez na noite conseguiu mostrar um bom desempenho na tábua. Mesmo com a crescente do time da casa, o segundo período o se manteve na igualdade (13 a 13) e o Santo André fechou a primeira etapa com vantagem: 28 a 20.

Frenético: Os primeiros minutos do terceiro período foram totalmente dominados por Venceslau, que abriu o quarto com 9 a 1 no placar e empatou a partida: 29 a 29. Santo André conseguiu boa corrida de pontos e até chegou a abrir novamente vantagem (39 a 33), mas o terceiro período era mesmo de Venceslau, que voltou a dominar e entrou no último quarto na frente: 44 a 40.

Emoção até o fim: Embalado, Presidente Venceslau continuou bem, sempre reagindo muito bem as tentativas de reação do Santo André. A equipe da Região ABC de São Paulo nos instantes finais quase conseguiu virar o placar, mas a ala Jaqueline não conseguiu acertar sua tentativa de arremesso que daria a vitória ao Santo André nos segundos finais e a vitória ficou com o time da casa.