Jaqueline comemora ponto; ala foi a cestinha do jogo (Jorge Bevilacqua-Santo André/Apaba)

Estreando em casa na LBF 2021, o Santo André/Apaba conquistou sua primeira vitória na temporada. Jogando no Parque Celso Daniel, seu novo ginásio no ABC paulista, a equipe andreense superou o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva nesta sexta-feira (7/5) por 80 a 50, com duas atuações especiais.

A veterana Jaqueline foi a cestinha com 24 pontos, 69% de aproveitamento geral nos arremessos e 4 assistências. Mas a vencedora do Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida foi a pivô Maria Carolina, que anotou um duplo-duplo de 15 pontos e 17 rebotes, com 70% de aproveitamento e 33 de eficiência.

Foi a melhor performance da atleta de 26 anos e 1,92m em seis temporadas na LBF, que igualou seu recorde de pontos – já registrado em 2018 – e estabeleceu nova marca pessoal nos rebotes.

A treinadora Arilza Coraça condecora Maria Carolina, MVP da partida (Jorge Bevilacqua-Santo André/Apaba)

Pelo AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva, que não conseguiu repetir a atuação do último domingo, contra a Sodiê Doces/Mesquita/LSB, apenas a armadora Larissa, com 11 pontos, registrou dígitos duplos no ataque.

As duas equipes apresentam campanhas similares, de uma vitória em seis jogos, 7 pontos e 16,7% de aproveitamento geral.

Confira aqui as estatísticas da partida



O jogo

O primeiro período combinou com a temperatura de 17 graus em Santo André, com as duas equipes em baixa frequência. Sem o ímpeto demonstrado na última semana, o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva viu Jaqueline e Maria Carolina, as destaques da partida, ajudarem o time da casa a abrir vantagem no segundo período, na parcial 21×11 que deu 15 pontos de dianteira andreense já no intervalo (35×20).

Marcada por Milena, Larissa puxa o ataque catanduvense (Jorge Bevilacqua-Santo André/Apaba)

O panorama seguiu o mesmo no segundo tempo. Jaqueline e Lays acertavam as bolas de três para o campeão de 2011, enquanto o BAX Catanduva tinha baixo aproveitamento do perímetro. As comandadas de Arilza Coraça continuaram se impondo e venceram também as duas últimas parciais, para fechar a diferença em 30 pontos, a maior registrada na temporada.


Aspas: 

Maria Carolina, pivô do Santo André/Apaba e MVP da partida

“A vitória de hoje foi muito importante, porque vínhamos de uma série de derrotas e treinamos forte a semana inteira. Foi mais do que merecido. Estamos unidas e em uma crescente.”

 Larissa, armadora do AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva

“Diferentemente do último jogo, nós entramos apáticas, aceitando a defesa forte de Santo André, que é uma equipe muito física, e não conseguimos impor nosso jogo. Faltou atitude e confiança da nossa parte. É aprender com os erros, porque domingo temos um grande jogo pela frente (contra o Sampaio) e precisamos entrar ligadas desde o começo para sairmos com a vitória.”

Thaissa não repetiu atuação do jogo anterior (Jorge Bevilacqua-Santo André/Apaba)


Próximos jogos: O AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva viaja para São Luís (MA), onde enfrenta o Sampaio Basquete no domingo (9/5, 17h, LBF LIVE), no ginásio Costa Rodrigues.

Já o Santo André/Apaba joga no próximo sábado, 15/5 (18h, LBF LIVE), também no Parque Celso Daniel, contra o SESI Araraquara, na abertura do segundo turno.


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.