032A ADCF Unimed/Americana deixou tudo igual na série melhor-de-três do playoff – final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 ao derrotar o Uninassau/América, neste sábado (25 de abril), por 78 a 73 (38 a 34 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Municipal Centro Cívico, na cidade de Americana (SP), válido pela segunda rodada. Agora, cada equipe venceu um jogo.

O time da casa começou melhor a partida e, empurrado pela sua participativa torcida, abriu vantagem no marcador, com um jogo de velocidade e boa precisão nos arremessos de média e longa distância, além de performance favorável da ala cubana Ariadna Felipe (25 a 16).

No segundo quarto, o ritmo foi menos intenso e o representante pernambucano levou vantagem, pois pôde trabalhar mais a bola no garrafão, deixando a partida equilibrada. Destaque para a pivô Erika de Souza (13 a 18).

Na volta do intervalo, o time da casa tentou manter o panorama do período anterior, mas o representante pernambucano cresceu, graças as suas variações de jogada, hora no garrafão, hora nos arremessos de média e longa distância, com boas presenças da norte-americana Tamera Young e novamente da pivô Erika de Souza. Na parte final do quarto, a equipe da casa voltou a se encontrar e deixou tudo equilibrado, porém com o América-PE na frente (15 a 20).

Nos dez minutos finais, o confronto ficou eletrizante, com os times lutando bastante pelo resultado positivo, gerando várias alternâncias no comando do marcador. A equipe da casa cresceu de produção e livrou vantagem no marcador na parte final e garantiu a vitória, levando o seu torcedor ao delírio, com desempenhos favoráveis de Ariadna Felipe e Clarissa dos Santos (25 a 19).

030Os principais nomes da partida foram Clarissa dos Santos (18 pontos, 14 rebotes e 06 assistências – double-double), Ariadna Felipe (17 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) e Damiris do Amaral (13 pontos e 07 rebotes), pelo time paulista; as norte-americanas Tiffany Hayes (25 pontos e 04 rebotes) e Tamera Young (14 pontos, 04 rebotes e 04 assistências), além de Erika de Souza (13 pontos e 15 rebotes – double-double), em favor do representante pernambucano.

“Fizemos um excelente trabalho coletivo e isso nos conduziu a vitória, em um jogo bastante duro, como foi esse. Temos que manter o mesmo foco e determinação, pois está tudo igual e quem vencer o terceiro jogo garante o título”, comenta a pivô Clarissa dos Santos, da ADCF Unimed/Americana.

“O nosso adversário teve muitas vezes a segunda chance no ataque, além disso, não estivemos bem no começo do jogo e mesmo recuperando, ficamos desgastados. Creio que isso fez a diferença, num jogo marcado pelo equilíbrio como esse”, analisa o técnico Roberto Dornelas, do Uninassau/América.

009O terceiro e decisivo jogo acontece na segunda-feira (27 de abril), às 18h30 (de Brasília), novamente no ginásio Municipal Centro Cívico, em Americana (SP), com transmissão ao vivo pelos canais SporTV. Quem vencer garante o título da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fotos: Wander Roberto/inovafoto/LBF