Perdendo série semifinal por 1 a 0, Sampaio Corrêa terá que ganhar a todo custo o jogo desta terça-feira para se manter vivo nos playoffs da LBF CAIXA (Robson Neves/Divulgação)

Perdendo série semifinal por 1 a 0, Sampaio Corrêa terá que ganhar a todo custo o jogo desta terça-feira para se manter vivo nos playoffs da LBF CAIXA (Robson Neves/Divulgação)

Nesta quarta-feira (13/04), Sampaio Corrêa Basquete e Uninassau/América entram em quadra, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), às 19h30 horas (de Brasíla), para a segunda partida da série semifinal dos playoffs da LBF CAIXA. O confronto terá transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Atrás na série, a equipe maranhense entra em quadra buscando a vitória ao lado de sua torcida para se manter vivo na disputa dos playoffs do principal campeonato de basquete feminino do Brasil. Já o América de Recife entra precisando de uma vitória para garantir presença na decisão da sexta edição da LBF CAIXA.

“Perdemos a primeira batalha. Obstáculos aparecem e temos que enfrentá-los. Temos que confiar e acreditar, corrigir e reparar nossos erros. Vamos lutar até final porque somos guerreiras e somos vencedoras. Vamos que vamos, eu acredito sempre”, disse a técnica do Sampaio Corrêa, Lisdeivi Pompa.

“O intuito é matar essa série de melhor de três logo na primeira oportunidade, para que a gente tenha um pouco mais de tempo para descanso, já que o período entre semifinal e final é muito curto”, disse Dornelas, técnico do América de Recife.

(Robson Neves/Divulgação)

O América de Recife pode garantir presença na Final da LBF CAIXA pela 2ª temporada seguida em caso de vitória (Robson Neves/Divulgação)

No primeiro jogo da série, realizada em Pernambuco, no Ginásio de Esportes Wilson Campos, o América de Recife bateu o Sampaio Corrêa em duelo bastante acirrado. Em partida marcada por fortes defesas, aproveitamento baixo nos arremessos e muitos erros dos dois lados, as atletas comandadas do técnico Roberto Dornelas saíram de quadra com vitória pelo placar de 45 a 43 e abriram vantagem de 1 a 0 na série semifinal.

Na ocasião, o América de Recife contou com boa atuação da ala/pivô norte-americana Lacy, com 12 pontos e seis rebotes, da pivô Érika de Souza, com oito pontos e nove rebotes, e também da armadora Tainá Paixão, com oito pontos, seis rebotes e cinco bolas roubadas.

“O ataque não funcionou, mas foi uma questão de ansiedade. Cometemos muitos erros bobos. De resto, não teve muito o que corrigir. Elas estavam bem no jogo. Um ou outro detalhe, que nós já treinamos. Precisamos manter nossa defesa, que foi eficiente e escolher o momento e a jogadora certa para finalizar”, acrescentou Dornelas.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Sampaio Corrêa terá o apoio de sua fanática torcida para o Jogo 2 da série contra o América de Recife (Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

Sampaio Corrêa terá o apoio de sua fanática torcida para o Jogo 2 da série contra o América de Recife (Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

Dono da segunda melhor campanha geral na fase de classificação da LBF CAIXA e vivendo a esperança de disputar o título do principal campeonato de basquete feminino logo em sua primeira temporada, o Sampaio Corrêa terá dois importantes fatores para entrar em quadra com a confiança alta para o Jogo 2 da série semifinal.

A primeira é o fator casa. Ao lado de sua apaixonada torcida, o time tricolor venceu oito dos dez jogos que disputou na fase de classificação da LBF CAIXA e foi um dos melhores mandantes de todo o campeonato.

Já a segunda é que tanto na rodada dupla de jogos contra o América de Recife no primeiro turno quanto no segundo o Sampaio Corrêa saiu de quadra com derrota na primeira partida e conquistou rápida recuperação com vitórias acachapantes na 2ª partida: 88 a 56 no 1º turno e 73 a 53 no 2º turno.

“Quero fazer um chamado para a torcida boliviana e ao povo maranhense para comparecer nestas duas partidas porque nós precisamos do apoio do torcedor. É fundamental este apoio nosso time ter forças para se manter vivo na série”, destacou a técnica do time maranhense.

“A gente precisa deste apoio. Um projeto como esse não acontece sem o apoio da torcida, principalmente agora que é reta final, que está afunilando. Agora é quando precisamos ainda mais da torcida”, disse a ala Iziane.

Se o Sampaio Corrêa vencer a partida desta quarta, forçara o último jogo da série semifinal, que será realizado na quinta-feira (14/04), às 21 horas, novamente no Ginásio Castelinho, com transmissão do SporTV. Se o América de Recife aprontar novamente, fecha a série e espera o vencedor do confronto entre Corinthians e Maranhão para decidir o título da LBF CAIXA.

Confira a programação completa da série semifinal entre Sampaio Corrêa e América de Recife:

– Sampaio Corrêa Basquete (2º) x Uninassau/América (3º)

Jogo 1 – América de Recife 45 x 43 Sampaio Corrêa

Jogo 2 – 13/04 (quarta), às 19h30, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV

Jogo 3* – 14/04 (quinta), às 21 horas, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV

* Se necessário