O Uninassau/América manteve a invencibilidade na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 ao derrotar o Maranhão Basquete, neste sábado (24 de janeiro), por 93 a 53 (44 a 28 no primeiro tempo), em partida disputada no ginásio Wilson Campos (SESC Santo Amaro), na cidade de Recife (PE), no complemento da quinta semana.
O primeiro tempo foi dominado pela equipe da casa, que aproveitou o bom momento da pivô Erika de Souza para assumir o comando do marcador e abrir boa vantagem no primeiro tempo – 20 a 13 (primeiro) e 24 a 15 (segundo).
Nos dois períodos finais, a equipe da casa manteve o mesmo ritmo, enquanto o adversário sentiu o desgaste e baixou bastante o ritmo. Com isso, a vantagem cresceu mais um pouco e o Uninassau/América manteve a invencibilidade no campeonato – 24 a 18 (terceiro) e 25 a 07 (quarto).
Os destaques da partida foram Erika de Souza (20 pontos e 08 rebotes), Adrianinha Moisés (15 pontos, 05 rebotes e 03 assistências) e a norte-americana Tamera Young (15 pontos e 02 assistências), pelo time pernambucano; a norte-americana Matee Ajavon (15 pontos, 03 rebotes e 01 assistência) e iziane Castro (14 pontos e 01 assistência), em favor da agremiação maranhense.
Com a vitória, o Uninassau/América chegou aos 16 pontos, decorrentes de oito resultados positivos, liderando a competição isoladamente e com 100% de aproveitamento. O Maranhão Basquete aparece na terceira colocação, somando 13 pontos, em oito partidas realizadas (05 vitórias e 03 derrotas).
“Fizemos um bom jogo e a nossa equipe está crescendo. Foi uma vitória importante, contra um adversário que foi o terceiro colocado na temporada passada da LBF”, relata a armadora Adrianinha Moisés, do Uninassau/América.
“Cometemos erros em demasia e, contra um adversário forte como o Uninassau/América, isso é fatal. Mas, não podemos baixar a cabeça, já que teremos o Santo André pela frente na sequencia da LBF e precisamos vencer para nos recuperarmos na competição”, analisa a técnica cubana Lisdeivi Pompa, do Maranhão Basquete.
No outro confronto, o São José/Colinas Shopping deu sequencia ao seu bom momento ao superar o Basquete Jaraguá, por 72 a 76 (28 a 31 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Novo Arthur Muller, na cidade de Jaraguá do Sul (SC). O jogo foi bastante acirrado, com várias alternâncias no comando do marcador.
O time catarinense começou em ritmo forte e logo comandou o placar, abrindo vantagem, que foi caindo gradativamente até ficam em um ponto no encerramento do quarto inicial (19 a 20). No período seguinte, em ritmo mais lento, o Basquete Jaraguá conseguiu ligeira vantagem sobre o São José/Colinas Shopping, com destaque para a atuação de Leila Zabani (09 a 11).
Na volta do intervalo, o representante de São José dos Campos se apresentou melhor e, primeiro, igualou as ações no terceiro quarto (24 a 21), para depois comandar o marcador na reta final do período final (24 a 20), com boas performances dacubana Plutin Tizon e Isabela Ramona.
Os principais nomes da partida foram Leila Zabani (20 pontos, 07 rebotes e 01 assistência) e a argentina Sthefany Thomas (17 pontos e 03 assistências), pelo time catarinense; a cubana Plutin Tizon (18 pontos e 10 rebotes – double-double) e Isabela Ramona (17 pontos e 08 rebotes), em favor do representante do Vale do Paraíba.
Com a vitória, o time comandado pelo técnico Carlos Lima chegou aos 12 pontos, em sete jogos realizados (05 vitórias e 02 derrotas), aparecendo na quinta colocação. O Basquete Jaraguá aparece no 10º lugar com oito pontos.
A sexta semana começa na segunda-feira (26 de janeiro), com a realização de quatro jogos: Uninassau/América x Brasília/BasqueteVizi, às 20h00 (de Brasília), em Recife (PE), Basquete Jaraguá x Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed/Presidente Venceslau, às 20h00 (de Brasília), em Jaraguá do Sul (SC), São José/Colinas Shopping x APAB/Unifeb Barretos, às 20h00 (de Brasília), em São José dos Campos (SP), e Maranhão Basquete x Basketball Santo André/APABA, em São Luís (MA).
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Robson Neves/Divulgação e Henrique Porto/Divulgação