America_PE

O Uninassau/América está pronto para a decisão

A primeira partida da série melhor-de-três do playoff – final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15, entre Uninassau/América e ADCF Unimed/Americana, acontece neste sábado (18 de abril), às 10h00 (de Brasília), no ginásio Wilson Campos (SESC Santo Amaro), em Recife (PE), com transmissão ao vivo pelos canais SporTV.

Para chegar a esta etapa do campeonato, o time pernambucano, que disputa sua temporada de estreia na competição nacional, ficou com o segundo lugar na primeira fase, somando 34 pontos, em 18 jogos realizados (16 vitórias e 02 derrotas). No playoff – quartas-de-final, o time comandado pelo técnico Roberto Dornelas fez 2 a 0 no Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed/Presidente Venceslau, mesmo placar da série semifinal diante do São José/Colinas Shopping.

No entender de Dornelas, o equilíbrio será a tônica dos dois ou três jogos decisivos, começando pelo inicial. “Será uma partida muito difícil, de igual para igual, já que os dois times finalistas integram a elite do basquete feminino nacional. Temos como objetivo buscar esse título para o nosso estado”, analisa o técnico do Uninassau/América, que detém um título e um vice-campeonato da competição no comando do Sport Recife.

O treinador do Uninassau/América convoca o torcedor pernambucano, repetindo o que aconteceu na semifinal, quando o ‘Mequinha’ jogou em casa. “O que os torcedores fizeram foi a coisa mais linda do mundo na semifinal e fico muito feliz quando faço uma convocação e me escutam. As meninas ficam sempre sensibilizadas quando a torcida chega perto. O povo pernambucano é muito afetivo e abraça a ideia”, comenta Dornelas. “É de extrema importância tê-los ao nosso lado novamente nesta primeira partida da final. Espero contar com ainda mais gente, pois nós vamos precisar muito, já que eles são sempre nossa sexta jogadora em quadra”, completa.

UAxSJ14

Jogadores do Mequinha querem contar novamente com o apoio do torcedor pernambucano

A experiente Sandora Irvin também acredita no equilíbrio. “Sinto que, assim como acontece conosco, a equipe de Americana é uma das mais difíceis deste campeonato para se jogar contra. Vejo que é um adversário bastante talentoso e competitivo, por isso, a expectativa de uma série dura e equilibrada, agradável para quem estiver acompanhando no ginásio ou mesmo pela televisão”, relata. “Acredito que as duas equipes vão procurar o seu melhor basquete para colocar em prática dentro de quadra nas partidas decisivas e foi para isso que treinamos incessantemente, mas ganhará aquela que demonstrar que quer mais, ou seja, quem atuar mais focada e com maior determinação”, acrescenta à norte-americana, pivô da equipe pernambucana.

Os destaques do Uninassau/América até aqui no campeonato são estes: a norte-americana Tiffany Hayes, quarta colocada entre as cestinhas (17.0 pontos); Érika de Souza, quarta colocada nos rebotes (8.3) e primeira colocada nos tocos (1.3); Adrianinha Moisés, segunda colocada nas assistências (4.5); a norte-americana Tamera Young, terceira colocada na recuperação de bolas (2.3); Sandora Irvin, terceira colocada nos tocos (1.1).

Na eficiência, Tiffany é a terceira colocada (17.9), seguida por Erika, no quarto lugar (17.8).

No aproveitamento dos arremessos, Tiffany Hayes lidera nos dois pontos (70.2%) e aparece em segundo nos três pontos (45.4%), enquanto que Tati Pacheco lidera nos três pontos (46.1%). Nos lances livres, Tainá Paixão é a quarta colocada (80.4%).

ADCF Unimed/Americana x Maranhão Basquete - A ADCF Unimed/Americana garantiu classificação a grande final da Liga de Basquete Feminino (LBF) ? 2014/15 ao derrotar o Maranhão Basquete, neste sábado (11 de abril), por 96 a 73 (49 a 31 no primeiro tempo), em duelo que abriu a segunda rodada da série melhor-de-três do playoff ? semifinal, disputado no ginásio Centro Cívico, na cidade de Americana (SP) - Brasil - sp - Americana - Centro Cívico -  - www.inovafoto.com.br - id:88552

A ADCF Unimed/Americana chega forte a mais uma decisão da LBF

Já a equipe de Americana, que é a atual campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF), concluiu a etapa inicial do campeonato na liderança, contabilizando 35 pontos, em 18 partidas disputadas (17 vitórias e 01 derrota). No playoff – quartas-de-final, a equipe dirigida pelo técnico Antônio Carlos Vendramini suplantou a APAB/Unifeb Barretos com duas vitórias e nenhuma derrota, mesmo placar da série semifinal diante do Maranhão Basquete.

Para Damiris do Amaral, a expectativa da equipe paulista conseguir um desempenho favorável nesta partida de estreia para brigar pelo resultado positivo. “Esperamos fazer um bom jogo para sairmos com a vitória, é claro que temos conhecimento que não vai ser fácil, já que os dois melhores times da LBF nesta temporada é que estarão em quadra”, comenta a jovem atleta, que aparece entre os destaques do campeonato. “Ganhando fora e trazendo a decisão para casa seria um passo muito grande para o nosso objetivo. Realizamos uma preparação intensa para fazer um bom jogo na abertura da série decisiva”, acrescenta a pivô da ADCF Unimed/Americana.

Na visão de Joice Rodrigues, chegou o momento de atuar com o máximo de concentração. “Agora é jogar com o coração quente e cabeça fria, porque pode quem pensa que pode. Bom jogo para todos”, complementa a armadora da equipe de Americana.

Os destaques da ADCF Unimed/Americana até aqui no campeonato são estes: Damiris do Amaral, terceira colocada entre as cestinhas (17.3 pontos) e quarta colocada nos tocos (1.0); Clarissa dos Santos, líder nos rebotes (11.5) e quinta colocada na recuperação de bola (2.2); Babi Honório, quarta colocada nas assistências (4.2); Joice Rodrigues, quinta colocada nas assistências (3.4).

Na eficiência, Clarissa é a primeira colocada (23.9), seguida pela companheira Damiris, que aparece no segundo lugar (19.2).

ADCF Unimed/Americana x Maranhão Basquete - A ADCF Unimed/Americana garantiu classificação a grande final da Liga de Basquete Feminino (LBF) ? 2014/15 ao derrotar o Maranhão Basquete, neste sábado (11 de abril), por 96 a 73 (49 a 31 no primeiro tempo), em duelo que abriu a segunda rodada da série melhor-de-três do playoff ? semifinal, disputado no ginásio Centro Cívico, na cidade de Americana (SP) - Brasil - sp - Americana - Centro Cívico -  - www.inovafoto.com.br - id:88541

O experiente técnico Antônio Carlos Vendramini tem várias finais de competições nacionais em seu currículo vencedor

No aproveitamento dos arremessos, Gil Justino aparece em segundo (62.2%) e Damiris em terceiro (59.4%) nos dois pontos; Karla Costa ocupa o oitavo lugar nos três pontos (38.9%). Já nos lances livres, Palmira Marçal lidera (87.8%).

Nesta temporada ocorreram dois jogos entre os finalistas, com uma vitória para cada lado, prevalecendo o mando de quadra na primeira fase: 80 a 68, em favor do Uninassau/América, jogando em Recife (PE), e 86 a 81, para a ADCF Unimed/Americana, atuando na cidade de Americana (SP).

O segundo jogo da série melhor-de-três do playoff – final será disputado no dia 25 de abril (sábado), às 10h00 (de Brasília), no ginásio Centro Cívico, em Americana (SP). O terceiro confronto, se necessário, ocorre no dia 27 de abril (segunda-feira), às 19h00 (de Brasília), também na cidade de Americana (SP). Estes dois jogos também terão transmissão ao vivo pelos canais SporTV.

Social
Para esta primeira partida da série melhor-de-três do playoff – final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15, será mantida a promoção que garante entrada gratuita a quem levar donativos para as vítimas do incêndio que destruiu a Comunidade do Plástico, há 15 dias, em Campo Grande, bairro da capital pernambucana.

A novidade para este jogo é a inclusão de outra promoção, desta vez, voltada a apoiar uma causa distinta. Desde o início do mês, a ONG Mascote de Rua vem prestando serviços no sentido de minimizar o sofrimento de quase uma centena de cães que foram abandonados numa casa na avenida Norte, na Encruzilhada, em Recife (PE).

O caso chamou a atenção das atletas, que toparam de imediato a iniciativa de colocar o Uninassau/América no rol de colaboradores. Então, também entrará de graça para assistir ao jogão com a ADCF Unimed/Americana o torcedor que levar ao ginásio Wilson Campos (SESC Santo Amaro) um quilo (ou mais) de ração canina.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fotos: Cléber Faustino/Divulgação e Wander Roberto/inovafoto/LBF