America_SJ_SemiJogo02_02O Uninassau/América garantiu classificação a grande final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 ao derrotar o São José/Colinas Shopping, na manhã deste domingo (12 de abril), por 70 a 51 (42 a 31 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio Wilson Campos (SESC Santo Amaro), na cidade de Recife (PE), válida pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – semifinal. Com este resultado, o time comandado pelo técnico Roberto Dornelas fechou a disputa semifinal com duas vitórias e nenhuma derrota.

O jogo começou corrido, com as duas equipes mostrando disposição. O time da casa, apoiado pelo seu torcedor, que compareceu em excelente número ao ginásio, conseguiu variar bem as ações ofensivas, além de marcar com eficiência, e, desta forma, levou vantagem; abrindo uma boa diferença já nos primeiros dez minutos (30 a 15), com boas presenças da lateral norte-americana Tiffany Hayes, da armadora Adrianinha Moisés e da pivô Erika de Souza, todas da equipe da casa.

No segundo quarto, o equilíbrio foi a tônica, já que o representante de São José dos Campos conseguiu concatenar melhor o seu ataque e marcou com mais eficiência, enquanto que a agremiação pernambucana não foi tão efetiva. Com isso, a diferença caiu um pouco (12 a 16), com a pivô Karina Jacob, do time visitante, conseguindo um bom rendimento.

Na volta do intervalo, o técnico Roberto Dornelas acertou a sua equipe, que trabalhou bem com a pivô Erika de Souza no garrafão e, assim, dominou as ações, já que o time do Vale do Paraíba não manteve o momento bom vivido no quarto anterior (13 a 05). Outro nome importante do Uninassau/América foi a também pivô Nádia Colhado, destaque nos rebotes.

No quarto final, com um ritmo mais baixo, a equipe da casa controlou bem o jogo e garantiu a vitória da classificação para a decisão (15 a 15).

Os destaques da partida foram a norte-americana Tiffany Hayes (21 pontos, 05 rebotes e 01 assistência), Erika de Souza (17 pontos e 14 rebotes – double-double) e Adrianinha Moisés (11 pontos e 04 rebotes), pelo time mandante; Isabela Ramona (11 pontos, 08 rebotes e 01 assistência), Karina Jacob (10 pontos e 07 rebotes) e Joice Coelho (08 pontos e 03 rebotes), em favor do visitante.

America_SJ_SemiJogo02_01“Conseguimos a classificação a grande final, que era o nosso objetivo e agora vamos seguir trabalhando pensando na série final diante do time de Americana, que será bem difícil, mas vamos entrar forte”, comenta a lateral norte-americana Tiffany Hayes, do Uninassau/América.

“Certamente, vai ser uma série difícil, mas vamos nos preparar bastante. Tenho a certeza que será uma grande final”, completa a experiente armadora Adrianinha Moisés, ta,mbém da equipe de Pernambuco.

Na primeira partida, o Uninassau/América já havia vencido, por 81 a 51, mesmo atuando em São José dos Campos (SP).

Na finalíssima, o representante pernambucano vai encarar a ADCF Unimed/Americana, atual campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF), que eliminou o Maranhão Basquete na outra série semifinal, também com duas vitórias e nenhuma derrota.

Finais
A tabela completa da série melhor-de-três do playoff – final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 é a seguinte:

18 de abril (sábado)
10h00 (de Brasília): Uninassau/América x ADCF Unimed/Americana, em Recife (PE) – SporTV

25 de abril (sábado)
10h00 (de Brasília): ADCF Unimed/Americana x Uninassau/América, em Americana (SP) – SporTV

27 de abril (segunda-feira) – se necessário
19h00 (de Brasília): ADCF Unimed/Americana x Uninassau/América, em Americana (SP) – SporTV

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fotos: Robson Neves/Divulgação