O Americana sagrou-se campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 ao derrotar o Sport Recife, neste sábado (19 de abril), por 66 a 62 (30 a 28 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Marcelino Lopes (Ilha do Retiro), em Recife (PE), válido pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – final. Com este resultado, o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota.

O primeiro quarto começou com a equipe visitante melhor e realizando vários contra-ataques, devido aos excessivos erros de passe do time da casa. Na sequencia, o jogo ficou equilibrado, porém sempre com o Americana no comando do marcador (16 a 15), com boas performances da cubana Ariadna Felipe, pelo time visitante, e a dupla Adrianinha Moisés e Palmira Marçal, que veio bem do banco, em favor da equipe da casa.

O período seguinte começou com o Americana melhor, conseguindo abrir uma diferença que beirou os dez pontos, mas o Sport Recife foi crescendo aos poucos, diminuindo a diferença e tendo a chance de até empatar a partida (14 a 13), com boas performances de Palmira Marçal e Erika de Souza, pelo time da casa, e a paraguaia Paola Ferrari, em favor do visitante.

Na volta do intervalo, valeu a bronca do técnico Roberto Dornelas no vestiário, já que o Sport Recife retornou com outra postura, especialmente na defesa, com destaque para a norte-americana Alex, o que proporcionou a realização de ataques mais equilibrados, fazendo com que o representante pernambucano conseguisse a virada. Na parte final do período, o Americana cresceu e o jogo voltou a ficar equilibrado (15 a 17), com destaques para Adrianinha Moisés e Fran Nascimento, pelo time da casa; a cubana Ariadna Felipe e Clarissa dos Santos, em favor do visitante.

Nos dez minutos finais, o jogo ficou lá e cá, com as duas equipes lutando bastante pela vitória, porém, o representante paulista conseguiu um melhor desempenho no momento de decisão e garantiu a conquista (21 a 17), com boa performance da pivô Clarissa dos Santos.

Os principais nomes da partida foram Adrianinha Moisés (14 pontos, 04 rebotes e 01 assistência), Palmira Marçal (13 pontos e 01 assistência) e a norte-americana Alex (12 pontos e 03 rebotes), pelo time da casa; Clarissa dos Santos (16 pontos e 09 rebotes), a paraguaia Paola Ferrari (15 pontos e 02 assistências) e a cubana Ariadna Felipe (10 pontos, 03 rebotes e 02 assistências), em favor do visitante.

“A união do nosso grupo foi o fator determinante para que chegássemos a esta conquista, que foi bastante difícil, mas lutamos bastante durante todo o campeonato”, comenta Ariadna Felipe, do Americana.

“Estou muito feliz e emocionada com o título, já que lutamos demais e o nosso grupo é como uma família”, declara a pivô Clarissa dos Santos, bastante emocionada.

Já o técnico Antônio Carlos Vendramini, que raspou o bigode após a conquista (havia prometido as jogadoras), enalteceu a estrutura da equipe. “Não podemos deixar de falar da estrutura que a equipe proporciona que conta com tudo o que é necessário para que o trabalho seja desenvolvido da melhor maneira. Além disso, não posso deixar de agradecer as jogadoras e, especialmente, a minha família”, comenta.

Pelo lado do Sport Recife, o técnico Roberto Dornelas, lamentou um momento de desacerto da equipe ao longo do terceiro quarto. “Foi uma grande final, com o basquete feminino saindo ganhando, mas acabamos nos descontrolando no terceiro quarto e o Americana, que é uma grande equipe aproveitou. Nesta temporada, eles foram melhores e mereceram a conquista”, relata.

No primeiro jogo, o Americana havia derrotado o Sport Recife, atuando em casa, por 62 a 55, atuando em seus domínios.

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Robson Neves/Sport Recife/Divulgação