O Americana garantiu classificação a grande final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 ao derrotar o São José/Colinas Shopping, nesta sexta-feira (04 de abril), por 76 a 48 (30 a 25 no primeiro tempo), em jogo que abriu a segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – semifinal, disputada no ginásio Municipal Centro Cívico, na cidade de Americana (SP). Com este resultado, o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota.

O primeiro quarto começou equilibrado, com as duas equipes se alternando no comando do marcador. O time da casa levando ligeira vantagem (14 a 13), com boas performances da pivô Damiris do Amaral, pelo Americana, e a pivô cubana Plutin Tizon, em favor do São José/Colinas Shopping.

No período seguinte, com uma defesa mais apertada e, mesmo com algumas precipitações ofensivas, o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini desgarrou um pouco, com boas presenças da armadora cubana Ariadna Felipe e da lateral paraguaia Paola Ferrari. Na parte final do quarto, entretanto, o representante de São José dos Campos melhorou e baixou a diferença, que chegou a dez para cinco pontos, com a ala Karen Gustavo aparecendo bem (16 a 12).

Na volta do intervalo, o Americana conseguiu um rendimento muito bom, marcando com eficiência e atacando com tranquilidade, enquanto o São José/Colinas Shopping caiu bastante de produção. Com esse panorama, a diferença subiu para 23 pontos (28 a 18), com a pivô Clarissa dos Santos, do time da casa, crescendo.

No quarto final, com os dois técnicos mexendo bastante nos seus elencos, o jogo ficou equilibrado, com o Americana garantindo vaga na decisão pelo terceiro ano consecutivo (18 a 13).

Os principais nomes da partida foram a paraguaia Paola Ferrari (19 pontos), Clarissa dos Santos (13 pontos, 13 rebotes e 04 assistências – double-double), Damiris do Amaral (12 pontos e 03 assistências) e a cubana Ariadna Felipe (11 pontos, 06 rebotes e 04 assistências), todas pelo time da casa; Isabela Ramona (08 pontos), Karina Jacob (08 pontos, 12 rebotes e 02 assistências), Karen Rocha (08 pontos, 02 rebotes e 04 assistências) e a cubana Plutin Tizon (08 pontos e 05 assistências), em favor do visitante.

“Voltamos a jogar com mais desenvoltura, já que antes estávamos muito presos na parte ofensiva. A defesa foi boa e eficiente durante toda a partida”, comenta o técnico Antônio Carlos Vendramini, do Americana.

“O Americana fez por merecer, pois é uma grande equipe e realizou um jogo muito bom. O nosso time, que tem uma mescla de jogadoras jovens e experientes, fez uma excelente campanha, figurando entre os quatro melhores da competição”, analisa o técnico Carlos Lima, do São José/Colinas Shopping.

O presidente da Liga de Basquete Feminino (LBF), Márcio Cattaruzzi, e a diretora executiva, Hortência Marcari, estiveram no ginásio para acompanhar esta partida semifinal.

O adversário do Americana na decisão sairá da série entre Sport Recife e Maranhão Basquete. O segundo confronto acontece neste sábado (05 de abril), às 10h00 (de Brasília), em Recife (PE), com transmissão ao vivo pelo SporTV. Vencedor do duelo inicial, o time pernambucano se qualifica a decisão com um novo resultado positivo.

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Sanderson Barbarini/Divulgação