A semifinal do Campeonato Paulista Feminino – 2014 foi disputada neste sábado (18 de outubro), no ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, na cidade de Santo André (SP), com uma rodada dupla. A Unimed/Americana e o Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/UNIESP/Presidente Venceslau venceram seus jogos e se garantiram na decisão, seguindo na luta pelo título.

A Unimed/Americana derrotou o Basketball Santo André/APABA, por 75 a 61 (31 a 35 no primeiro tempo). As cestinhas do jogo foram Jaqueline Silvestre, 19 pontos, pelo time do Grande ABC; Damiris do Amaral, 18 pontos, em favor da equipe do Interior.

A partida foi bastante disputada, com os dois times se alternando no comando do marcador, mas a equipe do Grande ABC foi melhor no primeiro tempo – 18 a 15 (primeiro quarto) e 13 a 16 (segundo quarto). Nos dois períodos seguintes, entretanto, o representante do Interior alternou a marcação e atacou com mais atenção e, desta forma, conseguiu a virada, garantindo presença na decisão – 20 a 11 (terceiro quarto) e 24 a 15 (quarto final).

“Foi um jogo sofrido, pois dentro das possibilidades, o Santo André fez uma grande partida, assim como a nossa equipe, já que os dois times estão acertando os seus elencos com as chegadas das jogadoras que estiveram com a Seleção Brasileira. No momento que escolhemos melhor as jogadas ofensivas, conseguimos vantagem no marcador, assim como quando trocamos a marcação para zona e o nosso adversário se perdeu um pouco”, analisa o técnico Antônio Carlos Vendramini, da Unimed/Americana.

No jogo que abriu a jornada, o Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/UNIESP/Presidente Venceslau bateu o Rio Claro Basquete, por 68 a 51 (37 a 21 no primeiro tempo) – foto. As atletas mais efetivas foram Natália Burian, Mariana Camargo e Sívia Gustavo, todas com 16 pontos, pelo representante de Presidente Venceslau, e Luana, com 15 pontos, em favor da equipe de Rio Claro.

O time comandado pelo técnico Flavio Prado foi senhor absoluto das ações, levando vantagem em todos os períodos, aproveitando a total desmotivação do adversário – 24 a 13 (primeiro quarto), 13 a 08 (segundo quarto), 20 a 16 (terceiro quarto) e 11 a 14 (quarto final).

“Sabíamos que seria um jogo complicado, independendo do momento vivido pelo Rio Claro Basquete, mas conseguimos colocar em quadra aquilo que estávamos trabalhando ao longo da semana. E, atingimos o nosso objetivo, que era chegar a essa decisão e agora já convocamos o nosso torcedor para a grande final”, comenta a armadora Natália Burian, do Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/UNIESP/Presidente Venceslau.

A decisão do Campeonato Paulista Feminino – 2014 será em Presidente Venceslau (SP), que ficou com a melhor campanha na fase inicial. A data prevista é 08 de novembro (sábado), mas precisa de uma confirmação do departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB).

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Divulgação