A ADCF Unimed/Americana derrotou o Sport Recife, nesta segunda-feira (23 de fevereiro), por 98 a 62 (48 a 35 no primeiro tempo), em partida válida pela décima semana da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15, disputada no ginásio Centro Cívico, na cidade de Americana (SP). O ponto alto da equipe de Americana foi a atuação homogênea do grupo de jogadoras, que rendeu muito bem e manteve uma regularidade positiva ao longo dos 40 minutos.
O jogo começou em ritmo acelerado, com o time da casa muito bem e abrindo boa diferença logo nos primeiros minutos, com performance positiva da pivô Gil Justino. Na parte final, o representante pernambucano conseguiu baixar um pouco a diferença, com destaque para as norte-americanas Erica Wheeler e Brandie Baker (25 a 17).
No segundo, a partida seguiu o mesmo panorama da reta final do primeiro quarto, com as duas equipes lutando bastante; o time da casa para manter-se no comando do placar e o visitante buscando diminuir a diferença. Com esse panorama, o time da casa cresceu na parte final, com boa performance da pivô Clarissa dos Santos (23 a 18).
Na volta do intervalo, o jogo teve um ritmo um pouco mais lento, mais seguiu ainda bastante disputado, com a equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Vendramini levando uma ligeira vantagem (18 a 17). Nos dez minutos finais, a equipe da casa reinou absoluta e fez a vantagem crescer mais um pouco (32 a 10).
Os principais nomes da partida foram Clarissa dos Santos (25 pontos, 09 rebotes e 03 assistências), Gil Justino (17 pontos e 07 rebotes) e Damiris do Amaral (17 pontos), pelo time da casa; as norte-americanas Brandie Baker (23 pontos) e Erica Wheeler (17 pontos, 05 rebotes e 06 assistências), além de Laís Tobias (10 pontos, 06 rebotes e 01 assistência), em favor do visitante.
“Esta foi uma vitória bonita, que nos alegra, ainda mais porque a estratégia que traçamos funcionou muito bem”, comenta o técnico Antônio Carlos Vendramini, da ADCF Unimed/Americana.
“As nossas atletas lutaram até o final e sabíamos que seria uma partida complicada, já que enfrentamos um dos times que aparecem como favorito”, analisa o assistente técnico Luiz Miranda, que comandou o Sport Recife nesta partida.
Com a vitória, a ADCF Unimed/Americana, que detém a melhor campanha, aparece na segunda colocação, somando 27 pontos, em 14 jogos realizados (13 vitórias e 01 derrota), atrás apenas do Uninassau/América, que contabiliza 28 pontos, só que em 15 partidas disputadas (13 vitórias e 02 derrotas). Já o Sport Recife ocupa o quinto lugar, com 22 pontos e os mesmos 15 jogos realizados (07 vitórias e 08 derrotas).
A competição tem sequencia na quarta-feira (25 de fevereiro), ás 20h30 (de Brasília), com a partida isolada entre o São José/Colinas Shopping e o Maranhão Basquete, em São José dos Campos (SP). Na quinta-feira (26 de fevereiro), ás 16h00 (de Brasília), fazendo parte da ação #MolecadaNoBasquete, o Uninassau/América encara o Basketball santo André/APABA, em Recife (PE).
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Sanderson Barbarini/Foco no Esporte