Da redação, em Americana (SP) – 31/07/2025
A quinta-feira (31) que encerra o mês de julho trouxe uma notícia que deixou o basquete de luto. O técnico multicampeão Antonio Carlos Vendramini, maior vencedor da história da LBF CAIXA, morreu aos 74 anos, em Campinas (SP), após uma breve doença.
Tetracampeão nas passagens por Americana (2014, 2015 e 2017) e Vera Cruz Campinas, atual Unimed Campinas (2018), Vendramini construiu uma história vitoriosa que segue insuperável. Além das conquistas, Vendramini deixou uma legião de amigos nos mais de 40 anos de serviços prestados ao basquete. Personagens históricas da Liga dividiram suas memórias do professor:
Karla, gestora do Unimed Campinas e quatro vezes campeã da LBF CAIXA com Vendramini
“Mais do que um profissional extremamente vencedor, ele era um ótimo pai, amigo e ser humano incrível, cheio de luz e que tivemos a honra de conviver. Seus feitos no basquete feminino deixaram um legado e seu nome está escrito na história. Antonio Carlos Vendramini, mas também conhecido como professor, mestre. Um homem íntegro que transformou gerações com paixão, técnica e humanidade.
Vendra está marcado como um dos treinadores mais vitoriosos na história do basquete feminino brasileiro. Esteve no comando da nossa equipe no título do Campeonato Brasileiro de 2018, sendo também um dos idealizadores do Unimed Campinas Basquete. Foram ainda diversas outras conquistas, como dois Mundiais de Clubes, um Sul-Americano pela Seleção Brasileira, quatro Sul-Americanos de clubes, além de taças nacionais e estaduais. Obrigado por tanto, Vendra, você jamais será esquecido!”
Babi, armadora do Unimed Campinas e quatro vezes campeã da LBF CAIXA com Vendramini
“Foram tantos momentos juntos. A gente criou uma parceria tão grande de vitórias e títulos. Ele é um multicampeão, dono de um espírito vencedor, além de um excelente gestor de pessoas – sabia lidar com grupo como poucos. É difícil falar neste momento mas, nos meus últimos títulos, ele sempre estava presente. São momentos que vou levar para sempre.”
- Vendramini era conselheiro administrativo da LBF (📸 João Pires) Alta resolução
- Pelo Vera Cruz Campinas, o último título da LBF CAIXA, em 2018 (📸 Divulgação) Alta resolução
- Em 2016/2017, com o Corinthians/Americana, seu terceiro título de LBF CAIXA (📸 João Pires) Alta resolução
- Tricampeão e Melhor Treinador da Temporada 2016/2017 (📸 João Pires) Alta resolução
- Antonio Carlos Vendramini observa durante o jogo 1 das Finais da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA (📸 Gaspar Nobrega) Alta resolução
- Durante as finais de 2015 (📸 Wander Roberto) Alta resolução
- Vendramini é eleito o Melhor Treinador da LBF em 2014/2015 (📸 Wander Roberto) Alta resolução
- Vendramini comemora durante as finais da temporada 2013/2014, ano de seu primeiro título na LBF CAIXA (📸 Robson Neves) Alta resolução


Gil Justino, ex-pivô, bicampeã da LBF CAIXA com Vendramini
“Além de excelente técnico, era uma pessoa incrível, um verdadeiro paizão para nós. Ele me ensinou muita coisa, não só sobre basquete, mas sobre a vida. Eu amei trabalhar com ele porque era sempre muito leve e divertido; (ele) sabia nos exaltar e dar bronca nos momentos certos. Sou muito grata por ter tido a oportunidade de conhecê-lo e trabalhar com ele. Sempre disposto a nos ajudar, ele foi luz na vida de muitas jogadoras, sentiremos imensa falta. Que Deus o receba em bom lugar e conforte o coração de todos que aqui ficaram. Obrigada, professor Vendra.”
João Camargo, bicampeão da LBF CAIXA em 2023 e 2024
“Falar do Vendra é fácil. Um técnico excelente. Tive o privilégio de ser assistente dele em uma edição do Jogo das Estrelas, super generoso, humilde, sério, competente e multicampeão. O basquete feminino perdeu um pilar muito forte, mas ele deixa um legado que vai além das quadras. Minha lembrança dele será sempre com um sorriso e alto astral. Vai deixar saudades e que Deus conforte sua família.”
Em homenagem à Vendramini, haverá um minuto de silêncio antes dos jogos 2 das semifinais da LBF CAIXA, disputados nesta quinta-feira (31/07, Sampaio Basquete x Pontz São José Basketball, 19h30) e domingo (03/08, SESI Araraquara x Unimed Campinas, 11h).
A cerimônia de despedida será nesta sexta-feira, 1 de agosto, das 13 às 16 horas, no Memorial Bom Pastor (Rua Sylvia da Silva Braga, s/nº – Campos dos Amarais), em Campinas (SP).