O encontro reuniu 15 técnicos e auxiliares que trabalham em equipes profissionais ou categorias de base do basquete nacional. Os profissionais discutiram questões ligadas às condições de trabalho dos treinadores, garantias contratuais, demissões, orientações para melhorar a formação dos técnicos e critérios para a contratação de estrangeiros.
A primeira reunião do grupo também serviu para empossar a diretoria e aprovar o estatuto. O técnico do Franca Basquete, Aloísio Ferreira, o Lula, será o presidente, Carlos Rodrigues, o Carlão, ex-atleta e técnico, será o diretor secretário, e Marco Aurélio dos Santos, o Chuí, o diretor financeiro. O técnico Hélio Rubens Garcia será o embaixador da associação.
“É uma honra muito grande fazer parte deste grupo. É uma oportunidade de mostrarmos que os técnicos não são considerados, e que unidos vamos conseguir mudar isso”, disse Hélio Rubens durante apresentação.
Lula Ferreira ficará no comando da Associação de Técnicos do Basquete Brasileiro, ATBB, por dois anos. “É uma missão muito importante. Primeiro temos que nos organizar como associação depois estabelecer as prioridades e ações para termos a classe unida em prol do basquete brasileiro. O trabalho vai ser é longo, mas eu sei que tenho apoio de todos os técnicos brasileiros”, disse o presidente.
O lançamento oficial da ATBB pode ocorrer durante o Jogo das Estrelas do NBB 2015, em março, que deve ocorrer em Franca (SP), Belo Horizonte (MG) ou Mogi das Cruzes (SP).
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Divulgação