Dois dos times que brigam pelo topo da LBF, Corinthians/Americana e Sampaio Corrêa fizeram de tirar o fôlego nesta terça-feira. Depois de ver os donos da casa começarem bem a partida, a equipe maranhense dominou os dois períodos seguintes, segurou a reação de seu rival nos dez minutos finais e saiu de quadra com importante vitória pelo placar de 76 a 73.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Põe na conta: Com a vitória, o Sampaio Corrêa agora possui campanha de 12 vitórias em 15 partidas disputadas na LBF (80,0% aproveitamento), mesma campanha do Corinthians no campeonato nacional.

América líder: Com campanha idêntica, as duas equipes ficaram empatadas na segunda colocação da tabela e o beneficiado foi o América de Recife, que assumiu a liderança da LBF, com um jogo a mais disputado.

On fire: Melhor no primeiro quarto, a equipe alvinegra contou com atuação quase que perfeita da armadora Joice nos dez minutos inicias, com 12 pontos de 14 tentados, para iniciar a partida com boa vantagem de sete pontos (20 a 13).

Recuperação: Mesmo melhor no segundo período, o Sampaio Corrêa conseguiu reduzir a desvantagem para apenas um ponto (34 a 33), porém não conseguiu tomar a liderança do placar. No terceiro período, o time maranhense continuou em busca da recuperação e teve êxito nos instantes finais (56 a 52).

Momento chave: Depois de assumir a liderança do marcador, o time maranhense começou o quarto derradeiro a todo vapor e, ao anotar os sete primeiros pontos do período, colocou 11 pontos de vantagem (63 a 52).

No quase: Depois de apagão nos primeiros minutos do último período, o Corinthians conseguiu se recuperar no placar e teve a chance de empatar o placar já no minuto final, porém a jovem Isabella Sangalli não converteu um dos dois lances livres e o Sampaio continuou na liderança do placar até o final.

Nomes do jogo: Cada uma com 17 pontos anotados e com participação chave durante a grande recuperação do Sampaio Corrêa, as alas Iziane e Isabela Ramona foram as protagonistas da vitória do time maranhense.

Muito eficiente: Soberana dentro do garrafão, a pivô Nádia terminou a partida com expressivo duplo-duplo de 14 pontos e 16 rebotes, e 31 pontos de valorização.

Bem que tentou: Pelo lado da equipe do interior do Estado de São Paulo, destaque para a experiente armadora Joice, que foi a cestinha da partida com 21 pontos e ficou a um tento de empatar seu recorde pessoal na LBF.

Duplos-duplos: O Corinthians/Americana também contou com grande desempenho das pivôs Damiris, com 16 pontos e 12 rebotes, e Gilmara, dona de 16 tentos e 11 sobras recuperadas.

A primeira: Pela primeira vez na temporada a torcida corintiana foi ao Ginásio do Centro Cívico e saiu sem o resultado positivo. Antes da partida desta noite o time do técnico Antônio Carlos Vendramini era dono de campanha de seis vitórias em seis jogos em casa.

Sequência encerrada: Com o resultado positivo conquistado nesta noite, o Sampaio Corrêa colocou um fim na sequência invicta da equipe alvinegra na LBF que já durava quatro partidas.

E agora: Após a partida desta noite, Americana e Sampaio Corrêa voltam a se enfrentar no Centro Cívico de Americana nesta quarta-feira (09/03), novamente às 20 horas (de Brasília).