11 de dezembro de 2024

Luana em ação pelo seleção brasileira de 3×3 (📸 FIBA)

Luana de Souza, ala que foi campeã paulista na última semana com o Unimed Campinas, foi eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro a Melhor Atleta do Basquete 3×3 nacional entre homens e mulheres. A premiação será oficializada nesta quarta-feira, 11, durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, que acontece no Rio de Janeiro (RJ).

“Uma semana antes do anúncio oficial, eu recebi uma mensagem via WhatsApp do COB me dando os parabéns pela conquista. Chorei real, pois havia acabado de treinar em Campinas e eu ​relia a mensagem várias vezes em êxtase, sem acreditar. Depois abri meu email e realmente estava lá, o e-mail oficial com a confirmação do COB​. Daí fechei meus olhos e ali mesmo só soube agradecer por tudo que vinha acontecendo. É um mix de sentimentos bons e um filme rodando na cabeça”, relembra Luana.

A ala de 1,78m e 33 anos, no entanto, não estará presente. Isto porque ela viaja ainda hoje para Porto Rico com a delegação da seleção brasileira prestes a estrear na Americup 3×3 2024, realizada na capital, San Juan, entre os dias 12 e 15.

“Estamos prontas, treinamos o que foi necessário, estudamos nossas adversárias, sabemos da qualidade das equipes,mas estamos muito cientes de tudo que trabalhamos diariamente com toda a Comissão técnica também, então é encarar cada jogo como uma final e assim ir, degrau por degrau, buscar nosso maior objetivo”, disse.

Ala tem sido um dos pilares brasileiros da nova modalidade (📸 FIBA)

O grupo brasileiro na Americup tem Colômbia e Chile. Pelo formato de disputa, as 12 seleções são divididas em quatro grupos e as duas melhores de cada avançam para as quartas de final. Os jogos terão transmissão ao vivo no YouTube da FIBA.

Antes do título estadual com o Unimed Campinas, Luana disputou a LBF CAIXA 2024 pelo Sampaio Basquete, que terminou com o vice-campeonato. A ala entrou em quadra em 29 das 30 partidas do tricolor, contribuindo com quase 7 pontos por jogo em 20 minutos de média na quadra.

A jogadora tem vínculo com o time paulista até o final deste mês e ainda guarda mistério para a próxima temporada.

“Ainda estou com o gostinho maravilhoso do título (paulista), de uma campanha incrível com o Unimed Campinas. Mas o futuro não tenho como prever. Então, uma coisa de cada vez, mas sempre confiante para que o melhor seja feito.

O Prêmio Brasil Olímpico, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), celebra o ótimo ano do esporte brasileiro, que conquistou 20 medalhas nos Jogos Paris 2024, ganhou diversas medalhas em Mundiais, no adulto e na base, e quebrou tabus históricos no esporte de inverno, ganhando inclusive sua primeira medalha olímpica na neve. O evento terá transmissão ao vivo no Canal do Time Brasil no Youtube a partir das 19h e também do Sportv.

LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios oficiais de Eletrobras e Renata e tem a Wilson como bola oficial, a TV Brasil como emissora oficialsportv como emissora dos playoffsUOL, o ge.com/EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia e o apoio da Udiaço e da Winner Sports.