Líder da tabela de classificação da LBF, o Uninassau/América conquistou seu 14ª triunfo na competição. Em duelo acirrado do começo ao fim contra o Maranhão Basquete, o time pernambucano contou com atuação dominante da pivô Érika de Souza para deslanchar no final de partida e sair de quadra com vitória por 73 a 63.
A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
Põe na conta: Com o resultado final, o América de Recife agora possui campanha de 14 triunfos em 17 partidas realizadas na fase de classificação da LBF (82,3% de aproveitamento). Já o Maranhão é dono da campanha de seis vitórias em 17 partidas (35,2% de aproveitamento).
No quase: A equipe maranhense está a um passo de conseguir cravar sua classificação para os playoffs, basta vencer uma de suas três partidas restantes na competição. Caso não consiga vencer, o time do técnico Carlos Lima também se classifica em caso de qualquer tropeço do Santo André em um de seus últimos quatro jogos na LBF.
Saiu faísca: Duas das melhores pivôs da competição, Érika de Souza e Noblet fizeram um verdadeiro duelo dentro do garrafão na primeira etapa. A pivô do América de Recife anotou 15 pontos e recuperou nove rebotes nos primeiros 20 minutos de partida, já a atleta cubana do Maranhão fechou a primeira etapa com 12 pontos e cinco rebotes.
Muito equilibrado: Mesmo com o América de Recife em vantagem no placar durante praticamente todo os três primeiros períodos, o Maranhão não deixou que seu rival abrisse grande vantagem e a partida entrou no período derradeira separada por apenas dois pontos (55 a 53).
Momento chave: Depois de ver o Maranhão vencer o segundo e terceiro período, e diminuir a desvantagem no placar, o América de Recife dominou os dez minutos finais da partida, venceu o período por 18 a 10 e assegurou sua 14ª vitória no principal campeonato de basquete feminino do Brasil.
Nome do jogo: Com expressivo duplo-duplo de 19 pontos e 20 rebotes, a pivô Érika de Souza foi a grande protagonista da vitória suada do América de Recife neste sábado.
Muito importante: Além de aumentar sua sequência de partidas com duplo-duplo para oito jogos seguidos, a pivô Érika de Souza recuperou 20 rebotes na partida de hoje, segunda melhor marca da temporada 2015/2016 da LBF, e bateu seu recorde pessoal no fundamento na LBF, que era de 18 sobras.
Também ajudaram: A equipe pernambucana também contou grande destaque do trio da ala/pivô Lacy, com 19 pontos, da ala Tatiane, com 14 pontos, e da pivô Kelly, com 12 pontos e nove rebotes.
Bem que tentou: Pela equipe maranhense, destaque para a armadora cubana Ineides Casanova, que fechou a partida com 18 pontos, seis bolas recuperadas e quatro rebotes.
E agora: Após o confronto direto na manhã deste sábado, Maranhão e América de Recife voltam a se enfrentar na LBF nesta segunda-feira (14/03), novamente no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), às 20 horas (de Brasília).