Alana teve recorde pessoal de pontos em 2021 e o troféu GOL de MVP do jogo (📸 Juca Ferreira/Ituano Basquete)

Em uma abertura de semifinal de alto nível dos dois lados, o Ituano Basquete abriu com a vitória a série contra o Vera Cruz Campinas. O rubro-negro teve uma das melhores exibições da temporada e fez 92 a 78 no ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP).

A armadora Alana foi o principal destaque individual. Com 29 pontos, a jogadora teve seu recorde pessoal na temporada, em atuação que também registrou 6 rebotes, 5 assistências e 32 de eficiência, digna do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Outra que também teve sua melhor performance de 2021 foi Maila. A ala/armadora do Vera Cruz Campinas anotou 21 pontos, com cinco bolas de três, 7 rebotes, 6 assistências e 30 de eficiência. Licinara teve 18 pontos e 8 rebotes, enquanto Tassia, bem marcada, fez 17 pontos.

Pelo galo, Patty teve 18 pontos e Érika anotou um duplo-duplo de 12 pontos e 14 rebotes.

Confira aqui as estatísticas da partida

Maila e Alana foram as protagonistas da tarde (📸 Thomaz Marostegan/Vera Cruz Basquete)

A série viaja 60 quilômetros para Itu, onde as equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado (7/8), às 19 horas, com transmissão ao vivo e online pela LBF LIVE. Nova vitória leva o galo para disputar a decisão inédita. O Vera Cruz Campinas precisa vencer para forçar o jogo três, no dia 9, às 19h30, também em Itu.

Confira o chaveamento dos Playoffs LBF 2021

As duas das quatro melhores equipes da temporada iniciaram o jogo no ginásio da Ponte em alta voltagem, com ótimos aproveitamentos de ambos os lados em uma primeira parcial empatada a 26 pontos.

No segundo quarto, a defesa do galo começou a prevalecer, inibindo as ações ofensivas de Tassia e obrigando as campineiras a acionarem mais Licinara, no poste. Do outro lado, Patty, que havia zerado no período inicial, acertou duas bolas de fora e somou 10 pontos na parcial 23-16 que deixou o galo em vantagem para o intervalo (42×49).

O terceiro período elevou ainda mais o ritmo de jogo, com os rivais selecionando bem os arremessos, chutando acima dos 50% de aproveitamento. Babi e Licinara puxavam o ataque da casa, enquanto o galo aproveitava sua rotação para distribuir bem a pontuação. 71 a 62 depois de 30 minutos.

Disposto a fechar o jogo, o Ituano manteve a vantagem construída, que chegou a cair para seis pontos com Maila, de três, a quatro e quatorze do fim (75×81), mas que terminou em 14 pontos a favor do galo.

Joice e Leticia Josefino vibram com ponto ituano; galo tem chance de ir à final em casa (Juca Ferreira/Ituano Basquete)


Aspas: 

Alana, do Ituano Basquete, MVP da partida

“Começamos bem. Esse era o intuito, de virmos aqui e fazermos um grande jogo contra um time que joga muito bem há muito tempo. Sabíamos que precisávamos fazer o nosso melhor, tanto no ataque, quanto na defesa. Fico contente demais pelo prêmio, pela atuação individual, mas eu devo tudo isso às meninas do meu time, que confiam em mim e treinam comigo todos os dias.

Tassia, do Vera Cruz Campinas

“Acho que foram duas coisas (determinantes para o resultado). Primeiro, a defesa: tomar mais de 90 pontos, dentro de casa, mostra que a gente não marcou e que elas jogaram à vontade. E a gente não acreditou (na vitória). Ficamos de cabeça baixa e fomos perdendo o jogo aos poucos. Temos que mudar essa postura, a defesa, e acreditar até o final.


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, as parcerias da Espaçolaser e da Patriani, e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.

 

PLAYOFFS LBF 2021

Semifinais

* Série melhor de três jogos

(#1) Ituano Basquete 1×0 Vera Cruz Campinas (#4)

Jogo 1 – 1/8, 14h, Ginásio AAPP Paineiras, Campinas-SP

VER 78×92 ITU

 

Jogo 2 – 7/8, 19h, LBF LIVE (TV NSports)

Ginásio Ditinho Xavier, Itu-SP

 

*Se necessário: Jogo 3 – 9/8, 19h30, LBF LIVE (TV NSports)

Ginásio Ditinho Xavier, Itu-SP

 

(#3) Sampaio Basquete 0x1 KTO/Blumenau (#7)

Jogo 1 – 31/7, 19h30, Ginásio Galegão, Blumenau-SC

BLU 65×63 SMB

 

Jogo 2 – 8/8, 14h, TV Cultura

Ginásio Costa Rodrigues, São Luís-MA

 

*Se necessário: Jogo 3 – 10/8, 19h30, LBF LIVE (TV NSports)

Ginásio Costa Rodrigues, São Luís-MA