Da redação, em Americana (SP) – 03.03.2025
Ano após ano a Liga de Basquete Feminino vem se estruturando cada vez mais e melhor e, nesta histórica edição de 15 anos, um dos objetivos é proporcionar uma ajuda ainda mais intensa aos clubes. Desta forma, a gestão liderada pelo presidente Valter Ferreira decidiu premiar as equipes, assim como ajudar os times que estarão na disputa de campeonatos no exterior – ambos financeiramente.
A ideia de dar uma premiação em dinheiro para os times participantes da LBF CAIXA 2025 é antiga e o superintendente da Liga, Fernando Maroni, afirma que é uma satisfação enorme conseguir colocá-la em prática nesta temporada.
“Poder oferecer premiação é o desejo de todo gestor de competição. Sempre se espera que o campeonato seja organizado ao ponto de poder retornar um valor para as equipes. A Liga está implementando isso esse ano e é importante destacar que não vai premiar só a questão técnica. A gente tem o compromisso de sempre pensar no desenvolvimento global das equipes filiadas. É preciso que elas olhem não só do ponto de vista esportivo, mas de organização, entretenimento, apelo para mídias e etc.”, detalhou Maroni.
Para comtemplar a todos, a premiação, então, foi dividida em três partes. “As notas vão ser compostas por questões administrativas, para todos os que cumprem tudo exigido, ações de entretenimento, que investem na sua arena e proporcionam uma boa experiencia para o seu público e, por fim, a performance técnica. É uma satisfação para a Liga poder incentivar as equipes premiando e criando algo inédito no esporte brasileiro. É a primeira vez que uma entidade vai premiar equipes por esse modelo, que contempla não só pela performance esportiva”, explicou Maroni.

Equipe do Sesi Araraquara na disputa do Sul-Americano 2024 (Foto: Liga Sudamericana de Baloncesto – LSB)
A Liga de Basquete Feminino também vai oferecer um auxílio financeiro as equipes que irão representar a competição e o país em torneios internacionais, como Corinthians e Sesi Araraquara.
“Reforçando a parceria da Liga com a CBB é fundamental o estímulo para que as equipes brasileiras representem o país nas competições internacionais. Vamos ter o Corinthians jogando o Sul-Americano nesse primeiro semestre e depois o Sesi Araraquara na WBLA”, contou Fernando Maroni.
O superintendente destaca, ainda, o suporte oferecido pela LBF para os dois times brasileiros. “A Liga vai auxiliar cada clube com 25 mil reais, fortalecendo a questão da colocação técnica na LBF, já que essas vagas são garantidas através do ranking. Estamos dando esse apoio, onde a Liga ajuda com parte do orçamento que essas equipes têm que dispor para jogar essas competições”, concluiu Maroni.

Corinthians também receberá ajuda da LBF (Foto: Fabrício Miguel)
A LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios oficiais de Eletrobras, Renata e Roller e tem a Molten como bola oficial, a TV Brasil e a ESPN como emissoras oficiais, o UOL, o GE EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, a parceria da Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de TAM Executiva, Multilog e Cirúrgica Fernandes.