Gretter orquestrou o 6º triunfo campineiro (Fábio Leoni)

O Vera Cruz Campinas conquistou sua sexta vitória na LBF CAIXA 2019 na tarde deste sábado de Páscoa (20). Ainda sem esquecer a derrota na final do último campeonato paulista, o líder do principal torneio feminino da modalidade no país entrou ‘pilhado’ e praticamente garantiu a vitória ainda no primeiro quarto. O triunfo no final por 77 a 49 manteve a invencibilidade da equipe treinada por Antonio Carlos Vendramini em 2019.

Pelo segundo jogo seguido, a argentina Melisa Gretter foi a jogadora mais eficiente da vitória campineira e eleita a MVP do duelo, com um quase triplo-duplo de 16 pontos, 10 rebotes e 8 assistências. A armadora ainda matou 4 bolas de três, roubou outras 4 e terminou com 32 de eficiência neste sábado. Ariadna foi a cestinha da equipe com 20 pontos e 15 rebotes, outro duplo-duplo para a cubana, que lidera o quesito na temporada (4) e na história da Liga (24).

“Sabíamos que Santo André é um time forte e precisávamos ganhar. O time jogou muito bem desde que a bola subiu e isso é muito importante. Estamos focadas e precisamos manter essa agressividade em todos os jogos. Agora é treinar, porque sexta tem jogo de novo”, disse Meli Gretter.

 

 

Sem Jaqueline, Erika tem chamado a responsabilidade no Santo André/Apaba; jogadora tem melhorado seus números a cada temporada (Fábio Leoni)

Bruno Guidorizzi também comentou o jogo atípico de sua equipe.

“A gente tem entrado muito mal, apático. Alguns jogos a gente conseguiu reverter, mas outros não, principalmente contra um adversário forte como é Campinas. Tem que entrar mais forte, focado, mais intenso, por que é muito difícil buscar jogo de 20 pontos. Isso precisa melhorar urgente”, cobrou o treinador.

A ala/armadora Erika, do Santo André/Apaba, também teve ótimo desempenho e foi a cestinha geral do jogo, com 21 pontos e 4 rebotes em 37 minutos de ação – mas apenas a jogadora contribuiu substancialmente para o lado de Bruno Guidorizzi, sendo a única a ultrapassar a barreira dos 10 pontos no ginásio da Ponte Preta, em Campinas.

O jogo – As donas da casa entraram em quadra com espírito de revanche pela derrota na decisão do estadual, no último dezembro, sufocando nos primeiros cinco minutos com uma parcial 12×1 e fechando o período já com 19 pontos de vantagem, mais de 50% de aproveitamento e reduzindo o Santo André a apenas 11% de acertos.

A tendência continuou no segundo quarto, quando as andreenses até melhoraram, mas não conseguiram diminuir a diferença, que já era de 22 pontos ao fim de 20 minutos.

Ariadna teve mais um duplo-duplo neste sábado; cubana lidera a estatística (Fábio Leoni)

O terceiro quarto viu as equipes caírem de produção e eficiência, o que não alterou a situação do placar. No fim, a parcial de 20 a 12 do Vera Cruz Campinas no quarto derradeiro ainda foi coroada com uma bela jogada da veterana Karla, que converteu dentro do garrafão uma cesta de costas para o aro mais e o lance livre de bonificação.

Desde que entrou na LBF CAIXA, na temporada passada, o Vera Cruz Campinas ainda não perdeu nenhum jogo de primeira fase – o triunfo deste sábado foi o 22º em 22 jogos do time montado com a base do tetracampeão da LBF CAIXA Americana.

Próximos jogos: Na quinta, 25 (19h, ESPN Extra e WatchESPN), o Santo André/Apaba recebe o SESI Araraquara no ginásio do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, no ABC paulista, na próxima partida agendada da LBF CAIXA 2019. No dia seguinte (26/4, 19h, LBF LIVE), o Vera Cruz Campinas visita a LSB RJ/Sodiê Doces em jogo disputado na Arena da Juventude, zona oeste do Rio de Janeiro.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.