1 de dezembro de 2022
Treinador com mais de 50 anos de serviços prestados ao basquete feminino – dos quais, 20 a frente da seleção brasileira, Antonio Carlos Barbosa recebeu a maior das honrarias do basquete mundial. Nesta quarta, 30, ele entrou oficialmente para o Hall da Fama da Fiba, entidade máxima da modalidade.
A homenagem aconteceu na sede da federação internacional, em Mies, na Suíça. Barbosa é um de apenas nove nomes introduzidos ao Hall da Fama neste ano – entre eles, Lisa Leslie, ex-pivô campeã olímpica, mundial e da WNBA, e Geno Auriemma, treinador ítalo-americano também campeão olímpico e mundial, além de multicampeão universitário.
Barbosa, 77, tornou-se assistente da seleção brasileira aos 26 e a dirigiu por três períodos distintos, entre 1976 e 1984, de 1996 a 2007 – culminando com o bronze olímpico em Sydney-2000 – e, por último, nos Jogos Rio-2016. Ostenta um histórico de 330 vitórias em 448 jogos, aproveitamento de mais de 73%. Tem seis participações em Jogos Pan-Americanos, com um ouro, dois bronzes e uma prata, além de 10 títulos Sul-Americanos.
“Sem dúvida um momento indescritível – igual a esse, talvez, somente a conquista de uma medalha de bronze olímpica. Uma grande cerimônia, com grandes personalidades presentes, além dos premiados da noite, que demonstra a importância e o reconhecimento que a FIBA nos dá. Eu só tenho a agradecer por esta oportunidade e dizer que isso não é só meu. Eu o reparto com todas as pessoas que estiveram envolvidas, desde aquelas meninas lá em Bauru, passando pelos clubes, até as seleções. Todas elas tiveram grande importância. Também com os dirigentes, que sempre me apoiaram, e agora, finalizando minha carreira em Itu”, agradece Barbosa.
O Hall da Fama da Fiba é a homenagem máxima que a federação faz àqueles que contribuem significativamente para a história do basquete. Barbosa torna-se o décimo-primeiro brasileiro a atingir o feito, e apenas o segundo treinador da lista, após Togo Renan Soares, o “Kanela”. Entre atletas do país, estão no rol os lendários nomes de Hortência Marcari, Magic Paula, Janeth Arcain, Oscar Schmidt, Amaury Pasos e Ubiratan Pereira. Ainda figuram Antonio dos Reis Carneiro e José Claudio dos Reis na categoria Ordem ao Mérito, e Renato Righetto com o prêmio Shaper.
Duas vezes finalista da LBF, Barbosa teve seu trabalho mais recente no Ituano Basquete, dirigindo a equipe nas temporadas 2018 e 2019 e, como diretor, fomentando o projeto que se tornaria campeão em 2021. Em junho deste ano, Barbosa foi um dos treinadores homenageados no Jogo das Estrelas da LBF, realizado no Parque Olímpico do Rio de Janeiro – ao lado de Arilza Coraça, Antonio Carlos Vendramini e Edson Ferretto.
Hall da Fama FIBA
Classe 2022
Treinadores
Antonio Carlos Barbosa (Brasil)
Geno Auriemma (Estados Unidos)
Maria Planas (Espanha)
Milan “Ciga” Vasojevic (Sérvia – homenagem póstuma)
Atletas
Lisa Leslie (Estados Unidos)
Robyn Maher (Austrália)
Catarina Pollini (Itália)
Jurgita Streimikyte-Virbickiene (Lituânia)
Mame Maty Mbengue (Senegal)