A APAB/Unifeb Barretos conseguiu a reabilitação na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 ao derrotar o Basketball Santo André/APABA, neste sábado (24 de janeiro), por 63 a 54 (40 a 29 no segundo tempo), em confronto realizado no ginásio João Batista da Rocha, na cidade de Barretos (SP), válido pela quinta semana.
O jogo foi marcado pelo equilíbrio no começo, mas o rendimento da equipe da casa no segundo quarto foi determinante para o resultado final, visto que conseguiu uma vantagem de 11 pontos, jogando dentro do que foi planejado pelo técnico Alexandre Escame. Nos dois períodos finais, o jogo voltou a ficar equilibrado, com o representante de Santo André tentando encostar, mas a equipe da casa teve a tranquilidade necessária para não permitir e garantir o resultado positivo.
Os principais nomes da partida foram a norte-americana Chloe Wells (18 pontos), Maila Cicciardi (15 pontos, 05 rebotes e 04 assistências) e Emily da Silva (10 pontos e 01 assistência), pelo time da casa; Flavia Luiza (12 pontos e 07 rebotes), Jaqueline Silvestre (11 pontos) e Simone de Lima (08 pontos, 13 rebotes e 01 assistência), em favor do visitante.
“A partir do momento que jogamos mais em grupo, com menos individualidade crescemos no jogo e conquistamos uma vitória muito importante para a sequência do campeonato”, analisa a armadora norte-americana Chloe Wells, da APAB/Unifeb Barretos.
Com a vitória, o time comandado pelo técnico Alexandre Escame chegou aos 12 pontos, em oito jogos realizados (04 vitórias e 04 derrotas), aparecendo na quinta colocação. Já o representante de Santo André ocupa o sétimo lugar, com dez pontos, em sete partidas disputadas (03 vitórias e 04 derrotas).
O próximo desafio da APAB/Unifeb Barretos será contra o São José/Colinas Shopping, na segunda-feira (26 de janeiro), às 20h00 (de Brasília), em São José dos Campos (SP). O Basketball Santo André/APABA tentará a recuperação contra o Maranhão Basquete, também na segunda-feira (26 de janeiro), às 21h00 (de Brasília), em São Luís (MA).
Já o Sport Recife também se reabilitou ao suplantar o Brasília/BasqueteVizi, por 60 a 48 (27 a 26 no primeiro tempo), atuando no ginásio Marcelino Lopes (Ilha do Retiro), em Recife (PE). As atletas mais efetivas foram a norte-americana Toluwani Omotola (27 pontos e 12 rebotes – double-double), Raphaella Monteiro (10 pontos) e Luana de Souza (10 pontos e 04 assistências), pelo time pernambucano; Cacá Martins (13 pontos, 05 rebotes e 02 assistências), Fran Nascimento (11 pontos e 13 rebotes – double-double) e Kananda Benedicto (11 pontos e 04 rebotes), em favor da equipe brasiliense.
No primeiro tempo cada equipe dominou um período, deixando a partida equilibrada. No segundo, o Sport Recife fez valer o mando de quadra, concentrando seu jogo no garrafão e aproveitando o desgaste excessivo do adversário para vencer.
“Começamos em ritmo muito forte e depois caímos de produção no segundo quarto e o adversário encostou. Na volta do intervalo, no entanto, com as instruções dadas pelo nosso técnico (Rildo Accioly), conseguimos um rendimento melhor e vencemos uma partida importante”, comenta a norte-americana Toluwani Omotola, do Sport Recife.
Na classificação, o Sport Recife aparece no terceiro lugar, com 13 pontos, em nove jogos realizados (04 vitórias e 05 derrotas). Já o Brasília/BasqueteVizi ocupa a nona colocação, com oito pontos, em sete partidas disputadas (01 vitória e 06 derrotas).
O próximo desafio do Sport Recife será contra o Maranhão Basquete, no dia 31 de janeiro (sábado), às 19h00 (de Brasília), em São Luís (MA). Já o Brasília/BasqueteVizi buscará a recuperação contra o líder invicto Uninassau/América, na segunda-feira (26 de janeiro), ás 20h00 (de Brasília), em Recife (PE).
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Divulgação/Barretos e Thiago Ribeiro/Sport Recife