Contra a falta de tempo, a criatividade. É desta forma que o basquete adulto feminino de Jaraguá do Sul (SC) está driblando a falta de uma pré-temporada antes da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15. Enquanto na parte técnica e tática Julio Patricio se garante nos treinamentos, na parte de condicionamento físico foi buscar reforço no atletismo local. Convidou o professor Adriano José Moras para conduzir os trabalhos e este aceitou de pronto. “O Julio [Patricio] pediu o meu suporte e estou tentando trazer a minha bagagem, o meu conhecimento, para agregar com aquilo que essas meninas têm de conhecimento. E elas são muito ricas”, reconheceu.
Como o atletismo é uma modalidade que complementa várias outras, como é o caso do basquete, Moras está trazendo parte dos trabalhos que realiza em pista para a quadra. Com atividades diferentes das usuais, acaba transformando a parte de condicionamento físico dos treinos em uma atividade prazerosa para as atletas. “Elas vêm de locais e escolas diferentes. Essa diversidade de conhecimentos a gente vai juntando com um pouco do que conheço, para construir um trabalho que seja apropriado para o momento que elas vivenciam na Liga”, informou Moras.
Seus trabalhos mesclam atividades de calistenia (exercícios de musculação utilizando apenas o peso do próprio corpo), funcionais, estabilizações, aeróbias, de velocidade e de força de saltos, que podem ser individuais ou em duplas, com ou sem a presença da bola de basquete. Segundo Moras, a maior dificuldade encontrada no trabalho até agora está na diversidade de condição física das atletas. E para tentar sanar isso, deixou um plano de treinos para este recesso de fim de ano.
“A diversidade na condição física existe e para homogeneizar isso não será uma tarefa fácil. Corremos o risco de atropelar algumas coisas, pois elas estão em condições diferentes. Precisamos equilibrar isso para depois montar uma proposta de rendimento, de evolução”, afirmou. “Se tentarmos melhorar o rendimento de uma forma abrupta, pode ser que a gente perca uma ou outra atleta por lesão, por questões de desequilíbrio na parte física”, acrescentou.
E se pelas atletas os treinamentos físicos estão sendo bem recebidos, para Moras a satisfação em poder ajudar no projeto e explorar profissionalmente um novo ‘território’ não tem preço. “Estou tentando juntar um pouco da minha bagagem do atletismo e do fitness com o conhecimento que elas têm e aquilo que o Julio me apresenta, para montar o meu trabalho”, concluiu.
Lembrando que a equipe de Jaraguá do Sul (SC) é patrocinada por Havan, Jo Lever, Balaroti, FCB/Trimania, Kaiapós, Pampas Grill, Assessoritec, Splendore Imóveis, J. Marcelino, Grupo Dupla Net e Start Academia, além do total apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por intermédio da Fundação Municipal de Esportes e Turismo.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Henrique Porto/Divulgação