A menos de 30 dias para o término do período de cadastramento do Programa de Voluntários Rio 2016, o basquete comemora o número de inscritos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. No relatório desta semana, a entidade contabilizou cerca de 120 mil interessados nos Jogos, sendo quatro mil que afirmaram ter experiência e conhecimento da modalidade. Destes, 170 enviaram currículo e receberam um código para trabalhar diretamente com o basquete.

“A procura tem sido muito boa. Ainda temos quase um mês para fechar e seguimos com nossa campanha de divulgação na comunidade do basquete, na televisão, nos jornais e nas redes sociais. E também temos realizado palestras em universidades. A tendência é esse número crescer ainda mais”, disse Paulinho Villas Bôas, Líder de competição de basquetebol da Rio 2016.

Segundo o dirigente, a procura superou as expectativas. O interesse tem partido não só de pessoas do Rio de Janeiro, como de todo o Brasil e também no exterior. Entre nomes conhecidos que se inscreveram, Paulinho citou Adrianinha, Helen e Alessandra.

A tradição do trabalho voluntário nos Jogos começou em 1952, na Olimpíada de Helsinque, na Finlândia, com cerca de 2.191 participantes. Em 2016, aproximadamente 70.000 voluntários darão continuidade a este legado.

Vagas
As vagas de Voluntários estão divididas em Generalistas (60%), que serão responsáveis pelo credenciamento e bilhetagem, serviços ao espectador, entre outros. Estes candidatos podem se enquadrar em qualquer área dos Jogos. Já os Especialistas (40%) cuidarão dos serviços médicos, idiomas, tecnologia e esportes. Dentro das vagas para especialistas, serão recrutadas sete mil pessoas para Voluntários específicos do esporte (SSV).

Para concorrer a uma das vagas os candidatos deverão ter os seguintes requisitos mínimos: dez dias trabalhados, idade mínima de 18 anos em 2016, Ensino Fundamental, acesso à internet e disponibilidade para o processo de seleção e de treinamento (presencial e e-learning).

Para as vagas relacionadas aos Especialistas do Esporte (SSV), o candidato deverá ser atleta, ex-atleta federado, professor de Educação Física, árbitro, técnico, ou possuir experiência no mundo do esporte. Pessoas com conhecimento sobre procedimentos e operação de competições.

“Procuramos pessoas com proatividade, comportamento, que saiba trabalhar em equipe e com responsabilidade”, afirmou Paulinho Villas Bôas.

As inscrições vão até 15 de novembro e devem ser feitas no site do Rio 2016 (http://rio2016.com/voluntarios). Os voluntários específicos de basquete devem enviar e-mail com o currículo resumido para paulo.villasboas@rio2016.com. O candidato receberá um código para que possa utilizar na inscrição no site do Rio 2016.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fonte: CBB