13 de janeiro de 2022

Novidades do BAX Catanduva para 2023 (Divulgação BAX Catanduva)

2023 começou com tudo para o BAX Catanduva. A equipe paulista já acertou a contratação de cinco novidades para a nova temporada.

A mais recente delas é a experiente pivô Gil Justino, anunciada na sexta-feira, 13. A atleta de 1,85m e 41 anos retorna à cidade-feitiço após sua última passagem, em 2019, pelo estadual. No período pré-LBF, Gil foi campeã brasileira por Catanduva, na temporada 2009/2010.

“A Gil dispensa comentários. E é muito fácil falar dela. Chegou em Catanduva em 2008 e foi uma das queridinhas da torcida. Também foi MVP jogando aqui na cidade. Ela tem garra, determinação, força, ‘sangue no olho’. É uma jogadora que vem agregar nesse momento importante do clube, que busca subir muitos degraus neste ano. Vem também ajudar as atletas mais novas com sua experiência”, afirma a presidente do Bax Catanduva, Natália Burian.

Gil estava no Ituano Basquete e retorna à Catanduva (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

Outro reforço de peso que chega ao interior paulista é Ineidis Casanova. A armadora cubana disputou a última LBF pelo Sport Recife e mais recentemente defendeu o Basquete Pinda no campeonato paulista.

“Ela tem a cara do projeto. É uma jogadora que vem se destacando ao longo dos anos que está no Brasil e acho que, para o degrau que queremos subir neste ano, é uma excelente contratação e vai acrescentar muito na equipe”, declara Natália.

A semana foi agitada no Anuar Pachá. O BAX também confirmou as contratações das jovens Dry, Giovanna Carey e Stéfane.

Dry, de 1,93m e 20 anos, já disputou duas temporadas da LBF por Sodiê Doces/Mesquita/LSB e Vera Cruz Campinas e foi eleita a MVP do Brasileirão Sub-23 em 2021, atuando pelo São José/Guaxo-PR.

Dry (à direita), em ação pelo Vera Cruz Campinas na temporada passada (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Já Stéfane, ala de 23 anos e 1,78m, estava no Basquete Pinda, com o qual foi vice-campeã brasileira sub-23 no ano passado. A ala disputou a liga em 2019, pela Pró-Esporte/Sorocaba, quando participou de 18 jogos e teve médias de 4,2 pontos e 2,6 rebotes.

Por fim, Giovanna Carey integrou o elenco campeão do Sampaio Basquete em 2022, atuando em 10 partidas, até se lesionar (médias de 3,9 pontos e 3,1 rebotes). No segundo semestre do ano passado, disputou o sub-23 pelo Basquete Cerrado, do Distrito Federal. Anteriormente, integrou o elenco do Campinas, onde foi campeã paulista em 2020, e também já atuou pelo basquete universitário norte-americano.

Renovações

Uma das principais pontuadoras da LBF 2022, Thaissa fica no BAX (Vitor Bett)

O BAX também garantiu a permanência de alguns de seus destaques na última temporada, como a ala/armadora Thaissa (34 anos, 1,66m), cestinha da equipe e a quarta de toda a LBF, com 16,2 pontos de média, e a pivô Juliana (23 anos, 1,85m), bicampeã do Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas da LBF e que está no Anuar Pachá desde o último estadual.

Também ficaram na equipe a ala/armadora Carol Ribeiro (28 anos, 1,79m), que segue em fase de reabilitação após passar por uma cirurgia feita em outubro do ano passado, e a ala Lauene (20 anos, 1,72m), prata da casa.