Antes de entrar em quadra para a parte final da fase de classificação da temporada 2015/2016, o Uninassau/América garantiu um reforço muito importante para seu elenco. Com passagem pelo clube pernambucano na última temporada, a pivô Erika Souza voltará a atuar com as cores do América de Recife na Liga de Basquete Feminino (LBF).

“Erika recebeu propostas de vários times após seu desligamento com o Adana ASKI, inclusive da Europa, mas resolveu ficar no Brasil. Quando soubemos, fomos atrás e ela disse, que para ficar no Brasil, só ficaria em Recife”, disse o técnico Roberto Dornelas.

Em três temporadas na LBF, Erika de Souza possui um título e dois vice-campeonatos (Divulgação/Inovafoto)

Em três temporadas na LBF, Erika de Souza possui um título e dois vice-campeonatos (Divulgação/Inovafoto)

Segundo o próprio treinador, a nova pivô do América de Recife será apresentada nesta quarta-feira (20/01), antes do treino da equipe pernambucana.

Essa será a quarta edição da LBF disputada pela pivô. Nas três últimas temporadas, Erika vestiu a camisa do Sport Recife (entre 2012 e 2014), onde conquistou o título e o vice-campeonato, e também a do próprio América de Recife (2014/2015), onde também ficou com o 2º lugar do campeonato nacional. Em sua passagem na LBF, Erika disputou 51 partidas e conquistou médias de 13,7 pontos e 9,2 rebotes por jogo.

Mesmo com propostas de fora, Erika de Souza voltar para o América (Divulgação)

Mesmo com propostas de fora, Erika de Souza voltar para o América (Divulgação)

Com tamanho destaque em solo brasileiro, Erika foi selecionada para os dois Desafios das Estrelas do principal campeonato de basquete do Brasil.

Antes de acertar a sua volta, a pivô de 1,96m defendeu a camisa da Seleção Brasileira no evento-teste dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e, mesmo sem terminar no lugar mais alto do pódio, Erika foi uma das grandes destaques do evento. Ao final dos três jogos do evento, contra Venezuela, Argentina e Austrália, Erika acumulou as médias de 18,0 pontos e 11,0 rebotes de média.

Aos 33 anos, a atleta nascida no Rio de Janeiro disputou 13 partidas do campeonato turco e seis da Eurocopa com a camisa do Adana ASKI. No campeonato nacional a pivô conquistou médias de 12,5 pontos e 7,5 rebotes e no torneio continental 7,3 pontos e 5,7 rebotes por jogo.

Além de sua passagem pela Turquia, Erika já atuou em três clubes da Europa: dois na Espanha, onde foi MVP dos dois campeonato que disputou, e um da Hungria, e também possui vasta experiência na WNBA, já que disputou nove temporadas da liga norte-americana.

Em toda a sua trajetória nos Estados Unidos, Erika de Souza, que atua com a camisa do Chicago Sky na WNBA, conquistou o título da temporada 2002, foi eleita para o Jogos das Estrelas por três temporadas (2009, 2013 e 2015) e é líder histórica do Atlanta Dream em rebotes (1,034), em tocos (171) e também em aproveitamento nos arremessos (53%).

O América de Recife divide a liderança da tabela de classificação com o Corinthians/Americana, ambos com cinco vitórias em seis partidas disputadas (83,3% de aproveitamento). Depois da pausa para as festas de final de ano e também por causa do evento-teste, a equipe pernambucana volta a atuar na LBF no próximo dia 21, em rodada dupla contra o Maranhão Basquete.

A "nova" reforço do América de Recife disputou as duas edições do Desafio das Estrelas da LBF e terminou os dois duelos com vitória (Divulgação/Inovafoto)

A “nova” reforço do América de Recife disputou as duas edições do Desafio das Estrelas da LBF e terminou os dois duelos com vitória (Divulgação/Inovafoto)