A primeira partida da decisão da LBF CAIXA não foi nenhum pouco com o Corinthians/Americana imaginou. Domingo ensolarado, Ginásio do Centro Cívico lotado, tudo parecia favorável para a equipe alvinegra até a bola laranja subiu. Desde o primeiro minuto de jogo o Sampaio Corrêa se mostrou dominante em quadra e venceu o Jogo 1 da Final da LBF CAIXA por 81 a 58.

No primeiro período, o Corinthians viu a dupla Iziane e Wheeler tomarem conta do jogo e o Sampaio abrir vantagem de dois dígitos no placar logo nos primeiros minutos. Com destaque da armadora argentina Melissa Gretter, a equipe alvinegra esboçou uma reação, mas perdeu o período inicial por 20 a 13.

No segundo período a história se repetiu. Desta vez não contando com destaque apenas de Iziane e Wheeler, mas sim de toda a sua equipe, que acertou praticamente tudo que chutou, o Sampaio Corrêa aumentou ainda mais a vantagem no placar (44 a 28). No terceiro período, o mais equilibrado do jogo (16 a 16), o time do técnico Antônio Carlos Vendramini não parou de lutar, mas não era dia.

Já com 16 pontos de desvantagem no placar, o Corinthians entrou no último período e não conseguiu reagir. Ao final, mais uma vitória maranhense no período (21 a 14) e resultado positivo pra lá de expressivo por 23 pontos de diferença no placar (81 a 58).

“Não perdemos taticamente. A tática só vem quando uma soma de fatores acontece, quando foco, emoção e tudo que você trás para a quadra está ativo. Se estivéssemos com mais vontade dentro de quadra poderíamos ter um resultado melhor hoje”, analisou a ala/armadora Karla Costa do Corinthians.

“Falei com as minhas companheiras, precisamos tirar o chapéu para o desempenho que o Sampaio Corrêa teve hoje. O time inteiro defendeu muito bem, do elenco titular ao banco. Elas mostraram que estavam querendo mais do que a gente, terça vamos entrar em quadra querendo mais”, finalizou Karla.

Atrás do placar desde o início do jogo, a equipe alvinegra saiu de quadra com resultado negativo no primeiro jogo da Final da LBF CAIXA (Gaspar Nobrega/Inovafoto)

Atrás do placar desde o início do jogo, a equipe alvinegra saiu de quadra com resultado negativo no primeiro jogo da Final da LBF CAIXA (Gaspar Nobrega/Inovafoto)

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Perdendo por 1 a 0 a série Final da LBF CAIXA, o Corinthians terá que repetir o feito da fase semifinal dos playoffs, quando perdeu a primeira partida para o Maranhão Basquete e conquistou a virada e a vitória na série melhor de três jogos ao vencer as últimas duas partidas, ambas em casa.

Dono de grande aproveitamento dentro de casa, agora com 11 vitórias em 13 partidas disputadas ao lado de sua torcida, o Corinthians busca rápida recuperação na série Final da LBF CAIXA já nesta terça-feira (19/04), às 18hh30 (de Brasília), novamente no Ginásio do Cento Cívico, para não precisar ter que vencer os dois jogos em São Luís (MA) para se manter vivo na disputa do título nacional.

Assim como na fase de classificação, em que nas rodadas duplas tanto do primeiro turno quanto do segundo entre Corinthians e Sampaio Corrêa o time visitante saiu de quadra com vitória, a equipe alvinegra espera que a história da primeira fase se repita e que o time saia de quadra com vitória elástica do Jogo 2, assim como aconteceu na fase de classificação.

“Hoje o time não fluiu da forma que estamos acostumados. Olhei uma hora para a estatística e nosso aproveitamento estava abaixo dos 30%, esse não é nosso time. Infelizmente não conseguimos um bom resultado nesse primeiro jogo, mas vamos com tudo para vencer o próximo e não ficar com a situação delicada na série”, comentou Antônio Carlos Vendramini, técnico do Corinthians/Americana.

Confira o calendário completo da Final da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA:

Jogo 1 – Corinthians 58 x 81 Sampaio Corrêa
Jogo 2 – 19/04 (terça-feira), às 18h30 – Centro Cívico, em Americana (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 24/04 (domingo), às 14h30 – Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 26/04 (terça-feira), às 19h30 – Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – 30/04 (sábado), às 10 horas – Centro Cívico, em Americana (SP)– ao vivo no SporTV

* Se necessário