A Seleção Brasileira Sub-19 Feminina estreou com vitória no Grupo D do Campeonato Mundial da Rússia, que está sendo disputado na cidade de Checkhov. Com 19 pontos, seis rebotes e quatro recuperações de bola da cestinha Gabriela Guimarães, o Brasil ganhou da Coreia do Sul por 82 a 51 (42 a 20 no primeiro tempo). A principal pontuadora coreana foi Ji Su Park com 11 pontos.
“Analisamos os vídeos do adversário e a marcação foi fundamental para neutralizar o jogo delas. Com isso, dificultamos os arremessos e isso favoreceu nosso jogo. No ataque tivemos um bom aproveitamento individual e coletivo. Mas posso garantir que a atitude do time foi determinante para a vitória e pela diferença de 31 pontos”, analisou o técnico Guilherme Vós.
Outros destaques deste sábado (18 de julho) da equipe nacional foram Thayna Silva (14 pontos, cinco rebotes, uma assistência e quatro recuperações de bola) e Vitória Domingos (oito pontos, sete rebotes, três assistências e uma recuperação de bola). O Brasil volta à quadra neste domingo (19 de julho), às 7h30 (de Brasília), para enfrentar a Austrália e encerra sua participação na primeira fase na próxima terça-feira (21 de julho), às 9h45 (de Brasília), contra a Sérvia.
“O jogo com a Austrália vai ser muito difícil pelas características do adversário e por ser a segunda melhor do mundo. Antes do Mundial elas participaram de um torneio contra Estados Unidos, Espanha e Canadá e só perderam das americanas por dois pontos. Vamos analisar o vídeo da partida de estreia no Mundial contra a Sérvia e traçar a melhor estratégia de jogo”, completou o treinador brasileiro.
Jogaram pela Seleção Brasileira: Tayna dos Reis (4pts, 2rebotes, 1assistência e 1recup de bola), Kanandra Benedicto (5pts, 4reb, 1assist e 1recup de bola), Vitória Domingos (8pts, 7reb, 3assist e 1recup de bola), Gabriela Guimarães (19pts, 6reb e 4recup de bola) e Bianca Araújo (4pts, 8reb, 3assist e 1recup de bola). Entraram: Mariane Carvalho (5pts, 5reb, 3assist e 1recup de bola), Aline Moura (6pts, 8reb, 2assist e 1recup de bola), Lays da Silva (5pts, 2assist e 1recup de bola), Thayna Silva (14pts, 5reb, 1assist e 4recup de bola), Jennifer Calixto (8pts, 5reb, 1assist e 1recup de bola), Larissa Carneiro (4pts e 1assist) e Monique Pereira (1reb, 1assist e 1recup de bola). Técnico: Guilherme Vós.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: FIBA