O Brasil garantiu classificação as oitavas-de-final do Campeonato Mundial Adulto Feminino – 2014 ao derrotar o Japão, nesta terça-feira (30 de setembro), por 79 a 56 (41 a 31 no primeiro tempo), em duelo válido pela terceira e última rodada da fase inicial, disputado na Arena Ancara, na capital da Turquia. Com este resultado favorável, a Seleção Brasileira ficou com a terceira colocação do Grupo A.

O selecionado nacional entrou em quadra decidido a conquistar a vaga, com isso, aplicou uma forte marcação, o que propiciou o roubo de diversas bolas e a realização de vários contra-ataques. Com esse panorama, o Brasil logo abriu vantagem ao vencer este período (22 a 11).

No período seguinte, o Brasil começou forte, mas o time japonês equilibrou as ações na parte final do quarto, quando alterou a sua defesa, marcando por zona e brecou um pouco o poderio ofensivo brasileiro (19 a 20). Na volta do intervalo, o representante asiático chegou a assustar, mantendo a mesma marcação, mas as comandadas de Luiz Zanon cresceram ao longo do terceiro quarto, com bom aproveitamento nas bolas de média e longa distância (19 a 14).

No período final, as meninas brasileiras jogaram com inteligência, sem deixar o adversário voltar ao jogo, garantindo a vitória da classificação (19 a 11).

“Fizemos um jogo bem coletivo, com todas as jogadoras solidárias em quadra e eu tive ajuda das minhas companheiras para conseguir este bom rendimento”, comenta a lateral brasileira Patrícia Teixeira, cestinha do jogo com 27 pontos e mais quatro rebotes.

“Esse foi o jogo da vida para o nosso time e precisávamos de uma vitória como essa para crescer ao longo do campeonato. Jogamos com concentração e atuamos de forma coletiva e isso nos levou a vitória”, acrescenta a pivô Clarissa dos Santos (foto), que anotou 13 pontos e apanhou oito rebotes.

Os outros nomes importantes do Brasil foram Érika de Souza (12 pontos e 11 rebotes – double-double) e Adrianinha Moisés (08 pontos, 04 rebotes e 06 assistências). Pelo Japão, as maiores pontuadoras foram Mamiya, 13 pontos, e Miyamoto, 10 pontos.

Nas oitavas-de-final, o Brasil, terceiro colocado do Grupo A, vai encarar o segundo colocado do Grupo B, que ainda não está definido. Este duelo, que passa a ser eliminatório, acontece já nesta quarta-feira (1º de outubro), novamente em Ancara, capital turca.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: FIBA/Divulgação