Em um jogo equilibrado e bastante disputado até o minuto final, a Seleção Brasileira Adulta Feminina estreou, nesta quinta-feira (16 de julho), nos 17º Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá. A equipe nacional comandada pelo treinador Luiz Zanon foi superada pelos Estados Unidos por 75 a 69 (39 a 31 no primeiro tempo), na Ryerson Athletic Centre.
“Tivemos um comportamento bom em quadra, mas não conseguimos manter a recuperação que tivemos no terceiro quarto perdendo bolas fáceis e com as americanas anotando muitas bolas de três pontos. Jogar contra os Estados Unidos é sempre complicado no basquete. Mas é preciso dizer que a equipe evoluiu e conseguiu manter umas variações muito boas. Foi a evolução de um grupo novo. Precisamos agora nos prepararmos para a próxima partida que é decisiva”, analisou o treinador.
A cestinha do jogo foi a americana Breanna Stewart, com 26 pontos. A principal pontuadora do Brasil foi a ala Patricia Teixeira com 18 pontos, um rebote, duas assistências e uma recuperação de bola. Outro destaque nacional foi a pivô Kelly Santos que anotou um double-double (10 pontos e 11 rebotes).
“Tivemos momentos muito bons na partida contra os Estados Unidos. Infelizmente não conseguimos manter a vantagem no terceiro quarto e deixamos elas passarem. Mas foi um bom jogo e acirrado do começo ao fim. Mas esse confronto já passou e agora é pensar no próximo contra Porto Rico. Vamos com tudo para nos garantirmos vivas no Pan. A vibração e a motivação de hoje será importantíssima para esse resultado positivo”, pontuou Patricia Teixeira, a Patty.
O Brasil, que está no Grupo A, enfrenta Porto Rico, nesta sexta-feira (17 de julho), às 14h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV e pela Record News. A equipe nacional terá ainda como adversário na primeira fase a República Dominicana (sábado, 14h30).
“A disputa contra Porto Rico será decisiva. Sempre estamos em busca da vitória e teremos 13 horas para nos recuperarmos e correr atrás dessa classificação. Temos que manter a mesma motivação de hoje para enfrentar as porto-riquenhas, além de ter um comportamento com poucos erros. A vitória é decisiva para darmos continuidade no Pan”, frisou Zanon.
A primeira rodada teve ainda Cuba 68 x 55 Argentina, Porto Rico 76 x 54 República Dominicana e Canadá 101 x 38 Venezuela. Além de Brasil x Porto Rico, a segunda rodada terá os seguintes confrontos nesta sexta-feira: Venezuela x Cuba (11h30); Argentina x Canadá (19h00) e República Dominicana x Estados Unidos (22h00).
BRASIL (17 + 14 + 19 + 19= 69)
Começaram: Tainá Paixão (8pontos, 6rebotes e 1assistencia), Jaqueline Silvestre (9pts, 3reb e 1 recuperação de bola), Karina Jacob (4pts e 3reb), Isabela Ramona (3pts) e Kelly Santos (10pts, 11reb e 1assist). Entraram: Débora Costa (2reb), Tassia Carcavalli (0), Patricia Teixeira (18pts, 1reb, 2assist e 1 rec bola), Gilmara Justino (6pts e 2reb), Carina Martins (5pts e 1assist), Fabiana Caetano (6pts e 3reb). Não entrou: Izabella Sangalli. Técnico: Luiz Augusto Zanon.
ESTADOS UNIDOS (25 + 14 + 18 + 18= 75)
Moriah Jefferson (21pts), Linnae Harper (7), Kelsey Plum (0), Shatori Walker (10), Breanna Stewart (26), Courtney Williams (1), Stephanie Mavunga (0), Taya Reimer (8), Sophie Brunner (0) e Alaina Coates (2). Não entraram: Tiffany Mitchell e Caroline Coyer.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/Bradesco