28JUN2015final04A Seleção Brasileira Sub-16 Feminina conquistou a medalha de prata na Copa América/Pré-mundial da categoria, disputada em Puebla, no México. Com a vaga garantida no Campeonato Mundial Sub-17 de 2016, a equipe da técnica Anne Sabatini honrou as cores nacionais e em uma final acirrada foi superada pelo Canadá por 72 a 71 na prorrogação (65 a 65 no tempo normal e 29 a 23 no primeiro tempo), na noite de domingo (28 de junho). Na fase semifinal, o Brasil entrou para a história do basquete feminino ao ganhar dos Estados Unidos por 72 a 63.

“Fizemos uma excelente Copa América, principalmente dentro dos problemas que tivemos de perda de jogadoras importantes. É difícil perder uma partida da forma como aconteceu hoje, mas estou muito orgulhosa das meninas e de tudo que fizeram. Sabíamos que podíamos sair campeãs e faltou muito pouco. A experiência foi válida e com certeza poderemos tirar muito proveito das situações positivas e negativas para a próxima competição dessa geração que é o Campeonato Mundial no próximo ano”, analisou a treinadora.

“Jogamos o primeiro tempo fora do que havia sido proposto para o ataque. A partir da etapa final começamos a voltar para o jogo, mas infelizmente não deu. Tenho certeza de que poderemos seguir colhendo bons frutos com essa equipe mais para frente. Em resumo, foi um resultado excelente”, completou.

A cestinha da partida foi Izabela Nicoletti com 32 pontos, sete rebotes, cinco assistências e quatro recuperações de bola. A ala/armadora foi ainda a mais eficiente da partida com 23 pontos de valorização. Outros destaques nacionais foram Clarissa Carneiro (13 pontos, dois rebotes, seis assistências e uma recuperação de bola), Emanuely de Oliveira (dez pontos, seis rebotes, duas assistências e duas recuperações de bola) e Obalunanma Ugwu (dez pontos, nove rebotes, uma assistência e uma recuperação de bola). Alyssa Jerome foi escolhida a MVP (melhor jogadora) da competição e a maior pontuadora do time canadense na final, com 17 pontos.

28JUN2015final03“Fizemos um campeonato muito bom e viemos nos superando desde a primeira partida. Fazia alguns anos que uma Seleção Brasileira não vencia a equipe dos Estados Unidos e nós conquistamos essa vitória na semifinal. Mesmo com uma medalha de prata conseguimos nos superar na Copa América. Treinamos bastante e estávamos preparadas para isso. Fomos bastante além, mas faltou um pouquinho a mais nos cinco minutos finais. Só consegui a marca de 32 pontos porque a minha equipe me ajudou. Agradeço também a todo mundo do Brasil que estava na torcida pela gente”, destacou a ala-armadora Izabela Nicoletti.

Jogaram pela Seleção Brasileira: Izabela Nicoletti (32 pontos, 7 rebotes, 5 assistências e 4 recuperações de bola), Clarissa Carneiro (13pts, 2reb, 6assist e 1rec bola), Emanuely de Oliveira (10pts, 6reb, 2assist e 2rec bola), Obalunanma Ugwu (10pts, 9reb, 1assist e 1rec bola) e Geovana Lopes (6pts, 16reb, 1assist e 2rec bola). Entraram: Anna Beatriz (0), Julia Schmauch (1rec bola), Isadora Souza (1reb e 1rec bola) e Geassamyne Germano (4reb e 2assist). Não entraram: Sara Rodrigues, Gabriela Alves e Isabel Varejão. Técnica: Anne Freitas Sabatini.

Destaque nas Estatísticas
As brasileiras também se destacaram nas estatísticas da Copa América. No ranking de cestinhas, o Brasil teve três jogadoras entre as dez primeiras: Izabela Nicoletti foi segunda (107 no total e 21.4 pontos de média), Obalunanma Ugwu em oitavo (62 e 12.4pts) e Clarissa Carneiro (60 e 12.0pts). Nos rebotes, Obalunanma Ugwu foi a terceira (58 e 11.6 de média) e Geovana Lopes em quarto (51 e 10.2). Nas assistências, Clarissa Carneiro ficou em quarto (20 e 4.0 de média) e Iza28JUN2015final09 2bela Nicoletti em quinto (18 e 3.6). Nas recuperações de bolas, Izabela Nicoletti foi a terceira (17 e 3.4 de média), enquanto nos bloqueios, Emanuely de Oliveira ficou em quarto (7 e 1.4 de média) e Germano Geassamyne em décimo (5 e 1.0).

Além do Brasil, a Copa América classificou as seleções do Canadá, Estados Unidos (bronze) e do México (4º lugar) para o Campeonato Mundial Sub-17 de 2016.

Classificação Final
1º- Canadá; 2º- Brasil; 3º- Estados Unidos; 4º- México; 5º- Cuba; 6º- Argentina; 7º- Venezuela; 8º- Honduras

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fotos: FIBA Américas