A Seleção Brasileira Sub-19 Feminina estreia, neste sábado (18 de julho), às 07h00 (de Brasília), no Campeonato Mundial da Rússia, na cidade de Checkhov. O primeiro adversário da equipe nacional comandada pelo técnico Guilherme Vos é a Coreia do Sul. Na sequência da competição, o Brasil que está no Grupo D, irá enfrentar a Austrália (domingo, às 07h30) e a Sérvia (terça, às 09h45). No Mundial da Lituânia, em 2013, as brasileiras terminaram na sexta colocação.
“A véspera da estreia é sempre inevitável a ansiedade. Os amistosos realizados foram importantes nesse sentido. Iniciamos nossa caminhada no Mundial contra a Coreia. É uma equipe que investe muito na velocidade e nos arremessos de três pontos. Além disso possuem uma jogadoras de alto nível. Mas da nossa parte, a equipe brasileira está bastante homogênea, o que ajudará na rotação das jogadoras durante as partidas”, analisou o treinador.
A capitã da equipe brasileira, Vitória Marcelino destacou a ansiedade para a estreia. “Estamos bastante ansiosas para estreia. O grupo está bastante unido e entrando no ritmo de jogo, mas no começo tivemos problemas com adaptação do fuso horário. Tenho certeza que vamos entrar com muita disposição em quadra e sair com a vitória. Estou com boas expectativas para essa estreia”, analisou a ala.
Vitória, de 19 anos e 1m79, falou sobre a partida contra as coreanas. “Enfrentaremos na estreia a Coreia, que vem de uma escola asiática. A principal característica delas é a velocidade. São muito velozes e jogam muito no contra-ataque. Mas estamos preparadas”, concluiu.
Além de Brasil x Coreia, a primeira rodada terá os seguintes confrontos: Holanda x Argentina e Rússia x Taipé (Grupo A); China x Egito e Espanha x Estados Unidos (B); Canadá x Mali e Bélgica x França (C); e Austrália x Sérvia (D).
Forma de Disputa
Na primeira fase as seleções se enfrentam nos seus respectivos grupos e todas se classificam para a segunda fase no sistema de cruzamento olímpico (1º A x 4º B, 2º A x 3º B, 3º A x 2º B, 4º A x 1º B, 1º C x 4º D, 2º C x 3º D, 3º C x 2º D e 4º C x 1º D). Os oito vencedores disputam as quartas de final. Os ganhadores seguem para as semifinais e depois para a final. As Seleções que forem derrotadas na segunda fase seguem na competição disputando do 9º ao 16º lugares.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: CBB