A Seleção Brasileira Adulta Feminina estreia, neste sábado (27 de setembro), às 15h15 (de Brasília), contra a República Tcheca, atual vice-campeã do mundo, no 17º Campeonato Mundial, que será disputado na Turquia. A partida será realizada na Arena Ancara, palco das disputas da primeira fase da competição dos Grupos A e B, com transmissão ao vivo pelo SporTV2.

Nos últimos dias, o treinador Luiz Zanon tem focado os treinos para o jogo contra a República Tcheca. Segundo o técnico este será a partida chave da equipe brasileira para a sequência do campeonato, mas sem pressão de resultados.  “Nosso pensamento está com a República Tcheca, só estamos falando e treinando para isso. O resultado desse jogo pode influenciar positiva ou negativamente. Estamos simulando situações de jogo e assistindo a vídeos, mas vamos entrar sem a pressão, apenas buscando fazer um bom jogo. Este é um grupo extremamente novo, mas que tem evoluído muito. O que eu mais quero é que elas joguem no seu limite”, avaliou o treinador brasileiro.

A pivô Nádia Colhado, um dos destaques da nova geração, falou da expectativa para a estreia no Mundial da Turquia.  “Estou muito feliz com a oportunidade de disputar um Mundial. É tudo novo para mim. Estou com a expectativa muito grande de realizarmos um grande campeonato. Somos muito jovens o que facilita na hora de buscar a alegria em quadra que o técnico [Zanon] pediu para mostrarmos. O título está um pouco longe, mas estar entre os quatro, cinco melhores, acredito que é possível. O Brasil tem muita chance de chegar lá, mas vai depender de nós mesmas”, disse a pivô que defenderá o Uninassau/América (PE) na próxima edição da Liga de Basquete Feminino (LBF).

Aos 25 anos e 1m93, a camisa 13 do selecionado nacional destacou ainda que 2014 está sendo o melhor ano de sua carreira. A pivô defendeu na atual temporada o Atlanta Dream da WNBA e parte agora para sua estreia em um Mundial. “Foi uma experiência muito boa essa temporada no Atlanta Dream. Treinei com jogadoras da seleção americana e com técnicos que foram grandes nomes do basquete como Michael Cooper e Teresa Edwards. Lá estava sempre buscando melhorar, fazer trabalho extra para poder chegar na Seleção e dar um pouco a mais para o grupo. Espero poder ajudar bastante o time, passar um pouco da experiência que adquiri para as meninas mais novas”, finalizou a paranaense natural de Marialva.

O Brasil, que está no Grupo A, terá ainda como adversários na primeira fase Espanha (domingo, às 15h15) e Japão (terça-feira, às 08h00).

Todas as jogadoras que forma o elenco brasileiro para esta importante disputa estiveram em ação na última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF).

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Wagner Carmo/inovafoto
Fonte: CBB