As seleções do Brasil e da Argentina disputam, neste domingo (16 de agosto), às 18h30 (de Brasília), a medalha de bronze da Copa América/Pré-olímpico de Edmonton, no Canadá. Na sequência, às 21h00 (de Brasília), Cuba e Canadá decidem o título da competição e o campeão garante a vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016. As equipes classificadas do segundo ao quinto lugares – menos o Brasil por ser o país-sede da Olímpiada –, estão classificados para o Pré-Olímpico Mundial, em 2016.
Na semifinal deste sábado (15 de agosto), o Brasil foi superado pelo Canadá por 83 a 66 (45 a 39 no primeiro tempo). A cestinha do jogo foi a canadense Nayo Raincock-Ekunwe, com 22 pontos. As principais pontuadoras brasileiras foram Iziane Marques (15 pontos, quatro rebotes e três assistências), Gilmara Justino (14 pontos, três rebotes e uma assistência) e Nádia Colhado (14 pontos, oito rebotes e uma recuperação de bola).
“Dentro da competição foi o primeiro jogo que jogamos de igual para igual. A equipe jogou solta e mais confiante. Mas no final prevaleceu à qualidade e a capacidade do Canadá e elas acabaram vencendo a partida. Temos que estar prontos para um novo confronto com a Argentina buscando o terceiro lugar”, disse o técnico Luiz Zanon.
Na outra semifinal, Cuba superou a Argentina por 89 a 79 na prorrogação depois do empate em 73 pontos. Na disputa do quinto lugar, a Venezuela derrotou Porto Rico por 65 a 56.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: FIBA Américas