A Seleção Brasileira Adulta Feminina conquistou mais uma vitória e segue invicta no 34º Campeonato Sul-americano do Equador, que está sendo realizado no Coliseo Cerrado de Deportes, na cidade de Ambato. Nesta sexta-feira (15 de agosto), pela segunda rodada da competição, a equipe do técnico Luiz Zanon dominou o placar os quarenta minutos da partida e derrotou o Uruguai por 95 a 30 (51 a 11 no primeiro tempo).

“Foi uma partida bastante interessante, pois tivemos a oportunidade de colocar em quadra as meninas que não estavam atuando por muitos minutos e que não estavam acostumadas a sair jogando. Gostei muito da atitude da Joice e Ramona, que são as mais novas. Isso é muito bom e produtivo para elas e serviu de avaliação para todo o aspecto do campeonato, pois nunca sabemos o que pode vir pela frente. Além disso, vimos todas as jogadoras um pouco mais soltas em quadra. Claro, que havia muita diferença de nível entre as equipes”, analisou Zanon.

“Hoje precisamos destacar o dia, que foi muito produtivo. Fizemos trabalho de academia, um treino forte e que culminou com o jogo. Estou contente com o resultado”, continuou o treinador.

Com 18 pontos, três rebotes e duas recuperações de bola, a cestinha da partida foi a ala Patrícia Teixeira. Outros destaques nacionais foram a armadora Tainá Paixão (17 pontos, três rebotes, quatro assistências e duas recuperações de bola), as alas Isabela Ramona (14 pontos, três rebotes, uma assistência e duas recuperações de bola) e Joice Coelho (13 pontos, quatro rebotes e duas assistências). Victoria Pereyra converteu 10 pontos e foi a melhor em quadra pela seleção uruguaia.

“A partida foi bastante positiva, pois deu oportunidade para todas mostrarem seu potencial. O banco rodou bastante e todas atuaram de forma consciente e cumprindo bem o seu papel na partida. Agora é hora de pensar na próxima partida. Vamos enfrentar as donas da casa e com certeza será uma partida mais aguerrida do que a de hoje. Temos que estar preparada e focadas para fazermos novamente bem o nosso papel”, disse a ala Patrícia.

“Sabíamos como seria a partida, pois conhecíamos o adversário. Mesmo sabendo que elas haviam perdido ontem para o Equador (79 a 48), fomos forte para o jogo e fazendo a nossa parte. Para mim entrar forte é também uma forma de respeito. Cada uma das jogadoras teve a oportunidade de contribuir com o grupo. Isso é muito bom porque acabamos evoluindo para os próximos jogos”, avaliou a armadora Tainá.

Na primeira partida da rodada, o Chile venceu o Paraguai por 91 a 80. Na sequência, a Argentina derrotou o Peru por 83 a 48, enquanto a Venezuela superou o Equador por 52 a 49.

As brasileiras seguem em busca do 25º título Sul-americano e o 15º consecutivo invicto. Para isso, voltam à quadra, neste sábado (16 de agosto), para enfrentar o Equador, às 22h00 (de Brasília), na última partida da fase de grupos, com transmissão ao vivo pelo SporTV 3.

Jogaram pela Seleção Brasileira: 05. Débora da Costa (06 pontos, 01 rebote, 02 assistências e 02 recuperações de bola); 06. Joice Coelho (13 pontos, 04 rebotes e 02 assistências); 11. Clarissa dos Santos (08 pontos, 09 rebotes, 03 assistências, 04 recuperações de bola e 02 bloqueios); 12. Isabela Ramona (14 pontos, 03 rebotes, 01 assistência e 02 recuperações de bola) e 14. Karina Jacob (02 pontos, 06 rebotes e 02 assistências). Entraram: 04. Carina Martins (02 pontos, 03 rebotes, 03 assistências e 01 recuperação de bola); 07. Patrícia Teixeira (18 pontos, 03 rebotes e 02 recuperações de bola); 08. Tainá Paixão (17 pontos, 03 rebotes, 04 assistências e 02 recuperações de bola); 09. Jaqueline Silvestre (03 pontos e 02 rebotes); 10. Tatiane Pacheco (06 pontos, 03 rebotes e 02 assistências); 13. Fabiana Caetano (03 pontos e 02 rebotes) e 15. Izabela Andrade (03 pontos, 06 rebotes, 01 assistência, 01 recuperação de bola e 01 bloqueio). Técnico: Luiz Zanon.

Todas as jogadoras brasileiras estiveram em ação na última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF). No time uruguaio, a cestinha foi a armadora Maria Victoria “Vico” Pereyra, com 10 pontos. Esta jogadora já atuou na LBF, defendendo o Guarulhos/FUMGUARU na temporada 2013.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas