A Seleção Brasileira Sub-16 Feminina garantiu classificação a grande final da Copa América da categoria, ao derrotar os Estados Unidos, neste sábado (27 de junho), por 72 a 63 (45 a 27 no primeiro tempo), em duelo válido pela semifinal, disputado na cidade de Puebla, no México.
O selecionado brasileiro, comandado pela técnica Anne Sabatini, fez um excelente primeiro tempo, marcando forte às principais jogadas do adversário e atacando com consciência. Com esse panorama, a diferença foi 18 pontos no intervalo – 21 a 14 (primeiro quarto) e 24 a 13 (segundo quarto).
No segundo tempo, o time norte-americano buscou a recuperação e chegou a baixar a diferença, porém as meninas do Brasil jogaram com inteligência, administrando muito bem a vantagem conquistada no primeiro tempo – 13 a 14 (terceiro quarto) e 14 a 22 (quarto final).
Os principais nomes do selecionado brasileiro foram Obalunanma Ugwu (25 pontos, 12 rebotes, 02 assistências e 02 bolas recuperadas) e Izabella Nicoletti (23 pontos, 07 rebotes, 05 assistências e 01 bola recuperada), pelo Brasil; Alexis Morris (16 pontos, 08 rebotes e 03 assistências) e Jade Williams (13 pontos, 07 rebotes e 01 bola recuperada), em favor dos Estados Unidos.
“Fizemos uma importante partida e o grupo foi muito obediente taticamente, tanto no ataque quanto na defesa. A decisão começa zero a zero e entraremos para vencer”, analisa Sabatini.
Na decisão, a Seleção Brasileira vai encarar o ganhador da outra série semifinal, que envolve Canadá e México. Além de garantir vaga na decisão, o Brasil já havia assegurado classificação ao Campeonato Mundial Sub-17 de 2016.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: FIBA Américas