A Seleção Brasileira Sub-16 Feminina estreou com vitória, nesta quarta-feira (24 de junho), na Copa América da categoria que está sendo disputada em Puebla, no México. Sob o comando da técnica Anne Amália Sabatini, as brasileiras venceram as venezuelanas por 84 a 40 (44 a 17 no primeiro tempo), com 18 pontos, três assistências e dois rebotes da cestinha Izabela Nicoletti.
Outros destaques nacionais foram Obalunanma Beatriz de Angelo com um double-double de 14 pontos e 13 rebotes, além de duas assistências. A pivô afro-brasileira foi ainda a mais eficiente da partida com 23 pontos. A principal pontuadora da Venezuela foi Luisanny Zapata, com nove pontos e quatro rebotes.
“Fizemos uma boa estreia contra as venezuelanas, onde pudemos dar um bom tempo de quadra para todas as meninas. Precisamos melhorar em alguns aspectos como nas finalizações, mas avançamos bastante na defesa. Seguimos confiantes em busca da vaga”, declarou a treinadora brasileira.
O Brasil está no Grupo B e enfrenta nesta quinta-feira (25 de junho), às 18h00 (de Brasília), as cubanas. Na sexta-feira (26 de junho), às 20h00 (de Brasília), o adversário é o Canadá.
“Já vínhamos estudando a seleção de Cuba através dos vídeos do Centrobasket, do ano passado, além de termos visto elas em quadra esta noite (quarta) na derrota para o Canadá (85 a 43). É uma equipe bastante forte fisicamente, mas vamos dar o máximo para vencê-las e conquistar a vaga do Mundial”, finalizou Anne.
A Copa América termina no domingo (28 de junho) e classifica os quatro primeiros colocados para o Campeonato Mundial Sub-17 de 2016.
Jogaram pela Seleção Brasileira: Clarissa Carneiro (9pts, 6rebotes e 5assist), Izabela Nicoletti (18pts, 3assist. e 2reb), Emanuely de Oliveira (10pts, 3reb e 3assist), Geovana Lopes (4pts e 9reb) e Obalunanma Ugwu (14pts, 13reb e 2assist). Entraram: Isabela Souza (11pts, 5reb e 2assist), Geassamyne Germano (9pts, 9reb e 1assist), Julia Schmauch (3reb), Isabel Varejão (4pts, 12reb e 1assist), Anna Beatriz (1pt, 5reb e 4assist), Gabriela Alves (4pts e 1reb) e Sara Rodrigues (0). Técnica: Anne Freitas Sabatini.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: Divulgação/CBB